O promotor de Justiça José César Naves de Lima Júnior, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Itumbiara e membro do Núcleo de Gênero do Ministério Público de Goiás (MPGO), visitou na última semana as obras da nova sede da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Itumbiara, cuja inauguração está prevista para dezembro deste ano. A visita de acompanhamento da obra está inserida no trabalho realizado pelo Núcleo de Gênero do MPGO, no sentido de estruturar a comarca para o enfrentamento à violência de gênero.
Na ocasião, estiveram presentes o delegado regional da Polícia Civil de Itumbiara, Ricardo Torres Chueire; o delegado titular da Deam, Anderson Pelágio, e o prefeito Dione Araújo.
Reunião avalia funcionamento da Rede de Proteção à Mulher
Por fim, na sexta-feira (18/10), o promotor participou de reunião na sede da Rede de Proteção à Mulher de Itumbiara. O encontro tratou de assuntos referentes à segurança, ao acesso, funcionamento e os serviços prestados pelo órgão, como assistência jurídica, social e psicológica, além de cursos profissionalizantes gratuitos em favor de vítimas de violência doméstica e familiar.
O programa de atendimento instalado na comarca, articulação realizada pela atuação do promotor, previsto na Lei Municipal Ordinária nº 5.259/2023, estabelece diretrizes para a política municipal de enfrentamento à violência contra a mulher e prevê a utilização de órgãos e entidades do município de forma conjunta e sistemática. Itumbiara possui também o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), órgão deliberativo, fiscalizador e normativo que atua para combater a violência contra a mulher e promover a isonomia de gênero.
Participaram da reunião da rede, além do promotor, o comandante do 5⁰ Batalhão da Polícia Militar (BPM), Rafael Carmo; o delegado regional, Ricardo Chueire; a presidente da Fundação da Solidariedade (Funsol), Janine Zago; a coordenadora da Casa da Mulher, Jaciene Machado; a presidente da Rede da Mulher, Silvia Claurendina; as assistentes sociais Euzenir Fernandes, Thalita Santos e Leandra Gonçalves; as psicólogas Fernanda Ferreira e Joana Darc Rodrigues, e as estagiárias do curso de Direito Ana Cecília Santos Botelho, Dinoene Araújo Macedo e Luciene Rodrigues de Jesus.
Comments
0 comment