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Equatorial Goiás restabelece energia para 95% dos clientes impactados em Caldas Novas
Após temporal com ventos de mais de 60 km/h. Entre os equipamentos danificados estão postes, cabos e cruzetas da rede de energia. Concessionária segue atuando com equipe reforçada para normalizar todas as ocorrências o quanto antes
A Equatorial Goiás informa que, até às 8h desta sexta-feira (25), 95% dos chamados abertos pelos clientes atingidos pelo temporal em Caldas Novas já tiveram o fornecimento de energia normalizado. As fortes chuvas desta quinta-feira (24), acompanhadas de rajadas de vento de cerca de 60km/h, conforme o CIMEHGO, danificaram pelo menos cinco postes da companhia, cabos de energia, conectores, ramais, entre outros equipamentos fundamentais para o funcionamento do sistema elétrico. A distribuidora destaca que grande parte deles já foi substituído.
 
Por meio de uma força-tarefa, equipes da companhia atuaram de imediato na reconstrução da rede atingida pela força do vento, que arremessou objetos e galhos de árvore contra a rede e ainda derrubou muros de casas, provocando a interrupção no fornecimento de energia. Através de manobras telecomandadas do sistema, foi possível recompor grande parte das ocorrências. A instabilidade já havia sido alertada pela distribuidora e pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO). 
A concessionária salienta que trabalhou incansavelmente durante toda madrugada e segue na cidade até recuperar o sistema elétrico 100% o quanto antes. A Equatorial Goiás não medirá esforços para energizar os clientes com urgência e alerta que estão previstos novos temporais para esta sexta-feira na cidade.
 
Chuva em Caldas Novas
 
De acordo com o Climatempo, Caldas Novas está tendo um mês de outubro mais chuvoso do que o normal. Até hoje (25), a cidade acumula 153 mm de chuva, o que corresponde a aproximadamente 150% da média histórica de precipitação para o mês, que costuma ser de cerca de 102 mm. A cidade registra também aumento na incidência de raios. De janeiro até setembro deste ano, a cidade contabiliza quase 16 mil raios, uma média de 60 por dia, segundo monitoramento da concessionária.
A força de um raio
 
Com uma corrente típica de 30 mil Ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico, essas descargas percorrem distâncias de até 5 km. Quando um raio atinge a rede elétrica, sua alta intensidade e energia podem causar danos significativos aos componentes da rede, desde transformadores até linhas de distribuição.
 
Registro de ocorrências
 
A companhia alerta sobre a importância do registro nos canais oficiais de atendimento que funcionam 24h por dia:
 
* Atendente virtual Clara pelo WhatsApp: 62 3243-2020;
* Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS;
* Agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br;
* Via SMS: envie uma mensagem para o n° 27949 com o texto Faltadeenergia XXXXXXX informando no "xxxx" sua Unidade Consumidora (UC).
 
Ao registrar as ocorrências, os consumidores contribuem para que a Equatorial identifique as áreas mais afetadas e priorize as ações de restabelecimento da energia elétrica. Além disso, o registro da ocorrência é fundamental para que a distribuidora monitore e avalie continuamente a qualidade do serviço prestado. Os canais são o melhor caminho para se comunicar com a companhia de energia e acompanhar o andamento da ocorrência.
 
A Equatorial Goiás reforça que, para este período de chuvas, está empenhada para garantir o atendimento ágil aos clientes, mesmo que a intensidade da chuva tenha sido além do que estava previsto pelos especialistas.
Fundador do Jornal Local 2010, Andreazza Joseph, iniciou sua jornada no ramo da comunicação em 2002, Bacharel em Direito, além de cordelista e multi-instrumentista. Tem um olhar atento para as questões políticas, culturais e sociais de destaque.

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