menu
Equatorial Goiás entrega nova Subestação Pirenópolis
Concessionária também inaugura eletroposto para recargar de veículos elétricos na cidade, que é um dos principais destinos turísticos do Estado
A Equatorial Goiás entrega nesta quinta-feira (12), às 14h, a nova Subestação Pirenópolis, que agora dispõe do dobro da capacidade da antiga estrutura. A unidade foi totalmente reconstruída em tempo recorde, em apenas cinco meses, mostrando o compromisso da empresa com o desenvolvimento do Estado. Além da nova subestação, a companhia vai inaugurar um eletroposto na cidade, que é um dos principais destinos turísticos de Goiás.  
 A nova Subestação Pirenópolis está mais moderna e ganhou um novo transformador de 25MVA de potência, além de outro de 9MVA que foi mantido, o que vai permitir alívio na rede elétrica da cidade e a possibilidade de conexão de novas cargas.
“Vamos aumentar a confiabilidade no fornecimento de energia e vamos evitar sobrecargas no sistema. Além disso, essa obra permite novas conexões à rede, ou seja, é mais energia para o turismo, para o agro, para o comércio e para todos os cidadãos”,
afirma o presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme. 
Lener destaca que a subestação foi reconstruída em tempo recorde, apenas cinco meses. “Adiantamos em quatro meses o cronograma. Isso mostra nosso compromisso de transformar a infraestrutura elétrica de Goiás.”
O responsável de Alta Tensão da Equatorial Goiás, Reginaldo Santos, explica outro benefício da obra: a subestação vai deixar de operar em 34,5kV para trabalhar em 138kV, o que significa mais robustez para o sistema elétrico. "Esse aumento do nível de tensão da transformação vai dar mais confiabilidade no sistema. Estamos focados em investir fortemente em novas estruturas e em reconstruir os ativos em toda a área de concessão."
A mudança do nível de tensão da Subestação Pirenópolis para 138kV também contribui para a energização da linha de distribuição de alta tensão (LDAT) Corumbá-Pirenópolis na mesma tensão. Foi construído, ainda, um novo vão de alimentação na Subestação Corumbá, que possibilita a saída da linha com a nova tensão. Até então essa linha estava energizada em 34,5kV. 
A subestação Pirenópolis foi reconstruída no modelo compacto, que utiliza equipamentos multifuncionais de alta tecnologia e permite a construção em espaços menores, em comparação aos das unidades convencionais. Além disso, todos os equipamentos são telecontrolados, ou seja, comandados à distância e, devido à tecnologia instalada, toda a operação deste complexo é realizada de forma digital pelo Centro de Operações Integradas (COI), localizado na sede da empresa, em Goiânia. 
Eletroposto 
Pirenópolis também vai ganhar um eletroposto, instalado na Avenida Benjamin Constant, n° 1468, próximo ao portal de entrada da cidade. A estação de recarga de veículos elétricos poderá ser usada por toda a população de Pirenópolis e turistas que estiverem hospedados ou de passagem.
A estrutura oferece espaço para que dois veículos elétricos possam ser recarregados de maneira simultânea. O funcionamento será 24 horas por dia, todos os dias da semana. Basta estacionar e conectar o carregador no veículo. “Este é o primeiro eletroposto da Equatorial em Goiás, totalmente gratuito e com foco no impulsionamento da mobilidade elétrica no Estado. Queremos reforçar aqui o caráter de sustentabilidade do Grupo Equatorial”, ressalta o analista de Pesquisa e Desenvolvimento da concessionária, Alan da Rosa. 
O objetivo do projeto é promover a mobilidade elétrica e a integração de energias renováveis, contribuindo para a transição energética e a sustentabilidade urbana. “Todas as soluções estão alinhadas às necessidades locais e aos padrões de sustentabilidade”, destaca o presidente Lener Jayme.
Trabalho    
Desde sua chegada a Goiás, há um ano, a Equatorial executa uma série de obras para o fortalecimento do sistema elétrico, com foco na qualidade e continuidade do serviço. Todo esse trabalho pode ser acompanhado em tempo real no site do Trabalhômetro: https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/
“Não estamos medindo esforços nem investimentos para transformar a realidade do fornecimento de energia em Goiás, esse é o foco da nossa atuação, trabalhar com agilidade para atender cada vez melhor o cliente goiano”, afirma Lener Jayme.
Somente no primeiro semestre deste ano foram concluídas mais de 160 mil obras, 199% além do programado. No segundo trimestre de 2024, as metas foram batidas em 252%. Agora, no terceiro trimestre, 106% das obras previstas já foram concluídas e quase 71 mil finalizadas.  Ao longo de 2023, a Equatorial Goiás investiu mais de R$ 2 bilhões na rede elétrica do Estado, ampliou e modernizou 161 subestações e entregou quatro novas subestações: Aparecida, Riviera-Parque Atheneu (Goiânia), Anápolis-Universitário e Piratininga (São Miguel do Araguaia).    
Sobre a Equatorial Goiás   

A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 14 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². 

Fundador do Jornal Local 2010, Andreazza Joseph, iniciou sua jornada no ramo da comunicação em 2002, Bacharel em Direito, além de cordelista e multi-instrumentista. Tem um olhar atento para as questões políticas, culturais e sociais de destaque.

Comments

https://jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!