menu
Em Palmas/TO, Ministério das Mulheres realiza visita técnica às obras da Casa da Mulher Brasileira
Secretária Denise Motta Dau também dialogou com representantes dos órgãos que irão compor o novo equipamento previsto para ser entregue este ano

Na quarta-feira (16), a secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Denise Motta Dau, cumpriu agenda em Palmas, capital do Tocantins, para uma visita técnica às obras da Casa da Mulher Brasileira — a primeira do estado — e diálogo com representantes dos órgãos que irão integrar o novo equipamento, com previsão de inauguração neste ano. A unidade prestará serviços 24 horas por dia, todos os dias da semana, com atendimento humanizado, multidisciplinar e especializado para os diversos tipos de violência contra as mulheres. A visita técnica às obras foi acompanhada por autoridades dos governos municipal e estadual, além de representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Poder Judiciário. 

A colaboração entre os entes federados foi um dos pontos destacados pela secretária nacional do Ministério das Mulheres, para que as políticas cheguem às mulheres antes que a violência aconteça. “Para nós, é importante essa visita porque estamos retomando o Programa Mulher Viver sem Violência, por meio da Casa da Mulher Brasileira, que é um projeto humanizado e voltado para o acolhimento dessas mulheres que vivem em situações de violência”, afirmou Denise Dau durante reunião com a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, e o secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira. No encontro, trataram das ações implementadas no estado para enfrentamento e prevenção à violência contra mulheres, entre elas o aplicativo Salve Mulheres, que oferece suporte às vítimas. 

A agenda na capital tocantinense também contou com reuniões com a prefeita Cinthia Ribeiro e a secretária Municipal da Mulher, Fernanda Halum Pitaluga. 

Também participaram das agendas em Palmas a coordenadora-geral de Acompanhamento de Planos, Programas e Projetos, Maura Luciane, e o gerente de Projetos, Marcelo Pontes, ambos da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres.

Casa da Mulher Brasileira

A implementação de Casas da Mulher Brasileira é um dos principais eixos do Programa Mulher Viver sem Violência, do Ministério das Mulheres, retomado em março de 2023. Também compõe as ações do Pacto Nacional Nacional de Prevenção aos Feminicídio, coordenado pela pasta. Atualmente, há dez unidades em atividade no país: Campo Grande/MS, Fortaleza/CE, Ceilândia/DF, Curitiba/PR, São Luís/MA, Boa Vista/RR, São Paulo/SP,  Salvador/BA, Teresina/PI e Ananindeua/PA.

Nas unidades, as mulheres são acolhidas e passam pela triagem para a coleta de informações pessoais e da situação de violência. Finalizada essa etapa, elas são encaminhadas ao atendimento integral e humanizado realizado por uma equipe multiprofissional com apoio psicossocial, jurídico e de saúde. 

Fundador do Jornal Local 2010, Andreazza Joseph, iniciou sua jornada no ramo da comunicação em 2002, Bacharel em Direito, além de cordelista e multi-instrumentista. Tem um olhar atento para as questões políticas, culturais e sociais de destaque.

Comments

https://jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!