Visto
Desde o início da gestão Sandro Mabel, a Prefeitura de Goiânia trabalha para melhorar a infraestrutura da cidade e reduzir os impactos das chuvas. Dentre as ações, estão a limpeza e manutenção da rede de drenagem, realização de mutirões de limpeza e obras preventivas em diversas regiões da capital.
De janeiro a setembro de 2025, foram retiradas 3.190 toneladas de entulho da rede de drenagem, volume que já corresponde a 75% de todo o material recolhido no ano passado (4.258,20 toneladas). A limpeza preventiva tem garantido maior eficiência no escoamento da água durante o período chuvoso.
Somente neste ano, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) já superou o total de bocas de lobo limpas em 2024. Foram 20.824 unidades desobstruídas contra 20.816 no ano passado. Também foram limpos 72.894 metros de ramais, 376 poços de visita e 678 bueiros.
As ações de limpeza fazem parte da rotina da administração municipal, que mantém 12 equipes fixas dedicadas exclusivamente à desobstrução da rede. O trabalho é realizado de forma manual e também com o auxílio de caminhões hidrojato, atendendo solicitações feitas por meio do aplicativo Prefeitura 24h, além das vistorias periódicas executadas pelas equipes.
A atuação preventiva é reforçada com obras estruturais. Entre elas, a construção de 24 bocas de lobo para ativar o sistema de drenagem no Setor Condomínio Shangry-lá, na Região Norte. Também foram executadas contenções de erosões em bairros como Parque Santa Rita, Jardim Novo Mundo II, Recanto do Bosque, Bairro da Vitória e Vila Mauá. São intervenções que visam diminuir riscos de inundações e danos à infraestrutura urbana.
Diretor de Operações e Conservação da Seinfra, Lucas Augusto Gontijo Borges explica que as equipes redobraram esforços às vésperas do período chuvoso.
“As primeiras chuvas sempre trazem acúmulo de folhas e galhos que acabam sobrecarregando a rede. Por isso, atuamos preventivamente para minimizar impactos e garantir mais segurança à população”, afirma.
Marginal Botafogo
Nesta terça-feira (23/9), a prefeitura trabalha na recuperação do talude da Marginal Botafogo, na altura da Rua 44, no Setor Norte Ferroviário, onde um processo erosivo no sentido Norte-Sul se formou durante o temporal de terça-feira. Inicialmente será feita a estabilização do talude com a construção de um muro de contenção. A técnica foi escolhida por ser de rápida execução e efetiva, garantindo que a erosão não avance.
As máquinas trabalham no local fazendo a desobstrução do canal onde o muro caiu, para posteriormente cortar o talude para a colocação de manilhas com solo para a formação de um novo talude. Até que o trabalho seja concluído, agentes da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) sinalizaram a via, isolaram a área afetada. A interdição é necessária para garantir a segurança viária na região.
Fotos: Alex Malheiros / Secretaria municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
Comments
0 comment