Prefeitura de Goiânia orienta ambulantes sobre como solicitar autorização para trabalho

Prefeitura de Goiânia orienta ambulantes sobre como solicitar autorização para trabalho

Evento promovido pela Secretaria Municipal de Eficiência reuniu representantes da categoria, entidades e lideranças comunitárias para apresentar a Cartilha da Atividade de Ambulante

A Prefeitura de Goiânia realizou nesta terça-feira (11/11) um seminário voltado aos ambulantes eventuais. Promovido pela Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), evento levou informação aos trabalhadores, garantindo que o exercício da atividade comercial ocorra de forma organizada, segura e dentro da legalidade, em conformidade com o novo Código de Posturas do município.

Durante o evento, o secretário de Eficiência, Fernando Peternella, destacou que o objetivo é oferecer segurança jurídica para continuidade do trabalho de ambulante eventual na capital.

“A determinação do prefeito Sandro Mabel é para nós darmos apoio total a todos os ambulantes, para que eles possam trabalhar, mas de forma legal, respeitando a legislação municipal”, disse Peternella.

O seminário apresentou a Cartilha da Atividade de Ambulante, que detalha o que é permitido e o que não é permitido na atividade, além de orientar sobre como obter as autorizações necessárias para o trabalho e os direitos e deveres de cada categoria. O evento contou com a presença dos trabalhadores, representantes de entidades e lideranças comunitárias interessadas no tema.

“Estamos divulgando e entregando essa cartilha, desenvolvida pela Sefic, para os ambulantes. Nós pegamos a lei, que muitas vezes você lê e não entende muito bem o que aquilo quer dizer, e transcrevemos para uma linguagem mais fácil de ser entendida. Então, realizamos esse seminário, aberto a toda a população, para explicar a cartilha e tirar as dúvidas dos trabalhadores”, explicou.

Peternella reforçou ainda que a Sefic tem um posto de atendimento para tirar dúvidas.

“Se a pessoa quer trabalhar como ambulante, quer se adequar e tem alguma dúvida, além da cartilha, pode procurar na Secretaria de Eficiência, que nós estamos prontos para atendê-los”, finalizou. Atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, no Paço Municipal.

Acesse a Cartilha da Atividade de Ambulante aqui: https://www.goiania.go.gov.br/wp-content/uploads/2025/11/Cartilha-da-Atividade-de-ambulante_impressao-4.pdf. 

Fotos: Divulgação/Secom / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

 

 

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Andreazza Joseph
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