Prefeitura de Goiânia demole imóvel abandonado atrás de Cmei na Vila Santa Tereza

Prefeitura de Goiânia demole imóvel abandonado atrás de Cmei na Vila Santa Tereza

Local era usado por criminosos e para tráfico de drogas, comprometendo a segurança da unidade escolar e da região

A Prefeitura de Goiânia realizou nesta quarta-feira (15/10) a demolição de mais um imóvel abandonado na capital. O espaço, localizado na Vila Santa Tereza, ficava nos fundos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Recanto Infantil e estava abandonado há mais de 10 anos. O local era utilizado por criminosos e para tráfico de drogas, comprometendo a segurança da unidade escolar e da região.

O CMEI Recanto Infantil atende 90 crianças e, segundo a direção, a unidade escolar foi invadida por criminosos diversas vezes. Foram levados televisores, brinquedos e outros equipamentos, além de registros de arrombamentos e incêndios. 

“A pedido do prefeito Sandro Mabel, a GCM intensifica as ações. E uma delas é trazer segurança à sociedade. Um usuário de droga que estava neste mocó chegou a invadir o CMEI e colocou todos ali em perigo, inclusive as crianças”, explica o comandante da GCM, Gustavo Toledo. 

A auxiliar-financeira do CMEI, Márcia Maria Taveira, relata também sobre as diversas invasões no local. “Tem sempre uma invasão de pessoas desconhecidas. Eles roubam e também ateiam fogo. Várias vezes foi colocado fogo lá e a gente teve que tentar apagar para evitar que chegasse no CMEI. Eles ameaçavam a gente também. Isso aqui tem muito tempo que está assim”, contou 

De acordo com o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Robledo Mendonça, o local também estava com a estrutura comprometida.

“Tinha o risco da estrutura desabar, além do risco à saúde pública. Então a Defesa Civil avaliou os riscos, fez um relatório e encaminhou para a Secretaria de Eficiência. Ela fez todos os trâmites legais para chegar nesse ponto de demolição”, explicou. 

Moradora do setor há 40 anos, Jane da Silva contou que o local abandonado causava insegurança em toda a vizinhança

“Quase ninguém queria sair para a rua. Vendo essa ação da Prefeitura, eu sinto paz agora, porque a gente já não está tão vulnerável como antes. Então, isso aí pra nós é super importante. Fazendo esse trabalho que todo mundo precisava”, comentou. 

Demolições

A ação faz parte do plano de demolição de construções abandonadas na capital, iniciado em setembro. As demolições acontecem tanto em imóveis privados quanto em áreas públicas de Goiânia. O trabalho é realizado de forma conjunta entre a Guarda Civil Metropolitana (GCM), Defesa Civil e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

De acordo com a GCM, as ações de demolição vão continuar em outras regiões de Goiânia, seguindo a lista de imóveis identificados como potenciais riscos à segurança pública e à saúde coletiva. A população pode denunciar imóveis abandonados ou com suspeita de uso irregular pelo telefone 153, número gratuito da Guarda Civil Metropolitana.

 

Fotos: Valquíria Duarte / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

 

 

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook