Visto
A Prefeitura de Goiânia realizou nesta quarta-feira (15/10) a demolição de mais um imóvel abandonado na capital. O espaço, localizado na Vila Santa Tereza, ficava nos fundos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Recanto Infantil e estava abandonado há mais de 10 anos. O local era utilizado por criminosos e para tráfico de drogas, comprometendo a segurança da unidade escolar e da região.
O CMEI Recanto Infantil atende 90 crianças e, segundo a direção, a unidade escolar foi invadida por criminosos diversas vezes. Foram levados televisores, brinquedos e outros equipamentos, além de registros de arrombamentos e incêndios.
“A pedido do prefeito Sandro Mabel, a GCM intensifica as ações. E uma delas é trazer segurança à sociedade. Um usuário de droga que estava neste mocó chegou a invadir o CMEI e colocou todos ali em perigo, inclusive as crianças”, explica o comandante da GCM, Gustavo Toledo.
A auxiliar-financeira do CMEI, Márcia Maria Taveira, relata também sobre as diversas invasões no local. “Tem sempre uma invasão de pessoas desconhecidas. Eles roubam e também ateiam fogo. Várias vezes foi colocado fogo lá e a gente teve que tentar apagar para evitar que chegasse no CMEI. Eles ameaçavam a gente também. Isso aqui tem muito tempo que está assim”, contou
De acordo com o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Robledo Mendonça, o local também estava com a estrutura comprometida.
“Tinha o risco da estrutura desabar, além do risco à saúde pública. Então a Defesa Civil avaliou os riscos, fez um relatório e encaminhou para a Secretaria de Eficiência. Ela fez todos os trâmites legais para chegar nesse ponto de demolição”, explicou.
Moradora do setor há 40 anos, Jane da Silva contou que o local abandonado causava insegurança em toda a vizinhança
“Quase ninguém queria sair para a rua. Vendo essa ação da Prefeitura, eu sinto paz agora, porque a gente já não está tão vulnerável como antes. Então, isso aí pra nós é super importante. Fazendo esse trabalho que todo mundo precisava”, comentou.
Demolições
A ação faz parte do plano de demolição de construções abandonadas na capital, iniciado em setembro. As demolições acontecem tanto em imóveis privados quanto em áreas públicas de Goiânia. O trabalho é realizado de forma conjunta entre a Guarda Civil Metropolitana (GCM), Defesa Civil e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).
De acordo com a GCM, as ações de demolição vão continuar em outras regiões de Goiânia, seguindo a lista de imóveis identificados como potenciais riscos à segurança pública e à saúde coletiva. A população pode denunciar imóveis abandonados ou com suspeita de uso irregular pelo telefone 153, número gratuito da Guarda Civil Metropolitana.
Fotos: Valquíria Duarte / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
Comments
0 comment