Visto

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), vai encerrar 2025 com um dos calendários culturais mais expressivos dos últimos anos, alcançando mais de 1 milhão de pessoas em grandes eventos gratuitos distribuídos por todas as regiões da capital.
Entre os destaques estão o Show dos 100 Dias de Gestão, o Grande Arraial de Goiânia, a Pecuária de Goiânia, o Festival do Bem em celebração ao Aniversário da cidade e as oito edições do Música no Bosque, que juntas reuniram milhares de goianienses ao longo do ano para shows de artistas renomados em vários estilos musicais.
O prefeito Sandro Mabel destaca que a expansão da agenda cultural é um compromisso central de sua administração.
“A cultura voltou a ocupar o lugar que merece na vida da nossa cidade. Goiânia vive o maior ciclo cultural da última década. Este ano mostramos que é possível oferecer eventos grandiosos, gratuitos e de qualidade, levando lazer, pertencimento e oportunidades para todas as famílias”, afirma.
Ele também citou eventos como a Pecuária, apontada como a maior edição deste ano.
“Goiânia vive um novo tempo e nossa gestão continuará investindo para que a cultura chegue cada vez mais perto das pessoas. Podem esperar por um novo ano ainda melhor na nossa gestão”, afirma.
O secretário municipal de Cultura, Uugton Batista, reforça que 2025 marcou a consolidação de uma política cultural democrática, acessível e com foco no empreendedorismo cultural.
“A determinação do prefeito nos permitiu uma programação ampla e rica culturalmente. Os artistas puderam levar entretenimento de forma gratuita para a população; e aqueles que trabalharam nos eventos, tiveram a oportunidade de comercializar seus produtos. Ou seja, todo mundo saiu ganhando. É importante ressaltar e agradecer aos vereadores, deputados estaduais e federais e senadores que nos ajudaram com emendas para o custeio dos eventos. Foi um ano histórico para a cultura de Goiânia”, comemora.
Além dos grandes eventos, a Secult promoveu ações descentralizadas como o Sons de Mercado, o Circuito Goiano de Flashback, projetos de teatro, concertos da Orquestra Sinfônica de Goiânia, ações educativas, consultas públicas, revitalização de equipamentos culturais e do programa Goiânia + Humana, que levaram música e serviços às regiões mais periféricas.
Maiores eventos culturais em 2025
Show dos 100 Dias de Gestão, realizado em 9 de abril, no Jardim Curitiba, o evento reuniu cerca de 20 mil pessoas e celebrou os primeiros 100 dias do governo Sandro Mabel e contou com apresentações de artistas como Ícaro & Gilmar, Humberto & Ronaldo, Panda, além da participação especial da Orquestra Sinfônica de Goiânia. O show lotou a Praça da Feira e marcou o início de uma série de grandes entregas culturais do ano.
Pecuária de Goiânia
Em parceria com a Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) e com emendas parlamentares, a Prefeitura participou da realização da maior edição recente da Pecuária de Goiânia. Entre 15 e 25 de maio, mais de 600 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições, que recebeu 24 shows, feira, gastronomia, atrações infantis e atividades culturais promovidas pela Secult.
22º Grande Arraial de Goiânia
O tradicional Grande Arraial de Goiânia foi realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer e reuniu mais de 200 mil pessoas de 18 a 29 de junho, com shows de grandes nomes, como Falamansa, Rastapé, Léo Magalhães, Zé Felipe, Ícaro & Gilmar, entre outros. O evento ainda sediou a 2ª etapa do Circuito Junino de Quadrilhas, consolidando-se como uma das maiores festas de São João do Centro-Oeste.
Festival do Bem – Aniversário de Goiânia
A Prefeitura de Goiânia comemorou os 92 anos da capital com três noites de shows gratuitos no Parque de Exposições, reunindo artistas como Matheus & Kauan, Diego & Victor Hugo e Daniel, além de atividades culturais. O evento integrou a programação oficial do aniversário da cidade, que também contou com o tradicional desfile cívico-militar.
Música no Bosque – 8 edições e 16 mil pessoas
O projeto consolidou-se como uma das ações culturais mais queridas pelos goianienses. No Bosque dos Buritis, milhares de pessoas prestigiaram apresentações de Marcelo Barra, Maria Eugênia, Heróis de Botequim, Pádua e Tom Chris, Almir Pessoa e Nila Branco, Rogério Caetano, entre outros. Além da música, o evento contou com feiras de artesanato e gastronomia. O evento deu tão certo, que a comunidade de vizinhos do Bosque e o Sesc se tornaram parceiros na realização e custeio dos shows.
Fotos: divulgação / Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia





Comments
0 comment