Visto

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia deu início, no último sábado, 18, a uma nova etapa do programa municipal de adoção responsável de cães e gatos. Pela primeira vez, a ação foi realizada em um parque público da cidade, o Parque Lafaiete Campos Filho, no Village Garavelo, ampliando o alcance da iniciativa, que até então acontecia principalmente em centros comerciais. Ao todo, foram adotados 15 cães durante a primeira edição.
Promovido por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e do Centro de Castração Animal (PATA), o evento reuniu animais resgatados, todos avaliados clinicamente e aptos para adoção. Além de aproximar os pets de possíveis tutores, a ação também buscou conscientizar a população sobre guarda responsável, combate ao abandono e a importância da castração.
Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Pollyana Borges, levar os eventos para os parques amplia o contato com as famílias e fortalece as políticas públicas voltadas ao bem-estar animal.
“Nosso objetivo é aproximar ainda mais a população dessa causa. Cada adoção representa uma nova oportunidade para um animal resgatado e também um passo importante no combate ao abandono. Ao ocupar os parques da cidade, conseguimos alcançar mais famílias e fortalecer a conscientização sobre a guarda responsável”, destaca a secretária.
Nova estratégia amplia alcance das adoções
Responsável pelos processos de adoção do PATA, Ludymilla Maciel explica que a realização dos eventos em parques surgiu para ampliar o contato direto com a população e apresentar o trabalho desenvolvido pelo programa em ambientes de grande circulação.
“É a primeira vez que realizamos um evento de adoção em um parque. Antes, nossas ações aconteciam principalmente nos shoppings, mas decidimos expandir esse trabalho. Aqui encontramos muitas famílias e crianças aproveitando o espaço de lazer, o que cria uma oportunidade de apresentar o trabalho do PATA e mostrar os animais disponíveis para adoção”, explica.
Ela lembra que somente neste ano o programa já viabilizou a adoção de cerca de 300 cães e gatos, resultado que demonstra o crescimento das ações de proteção animal desenvolvidas pelo município.
Nova família para o Fred
Entre as histórias que marcaram a primeira edição está a do cachorro Fred, que encontrou um novo lar com o aposentado Mauro de Oliveira.
“Eu já tive cachorro e, quando perdi o meu, foi como perder um membro da família. Vi a divulgação da Prefeitura na internet, soube que o evento seria aqui e vim para adotar o Fred”, contou o novo tutor.
Além de receberem um novo lar, os animais adotados também contam com acompanhamento do município. Os filhotes são entregues com a primeira dose da vacina e vale-castração, enquanto os adultos já são disponibilizados vacinados e castrados.
Próximas edições
A expansão do programa terá continuidade nas próximas semanas. No próximo sábado (25), a ação será realizada no Buriti Shopping, e a Prefeitura também prepara novas edições em outros parques públicos da cidade, ampliando as oportunidades para que mais animais resgatados encontrem um lar.
Comments
0 comment