Visto

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, celebrou nesta quinta-feira, 26 de março, os 32 anos da Guarda Civil Municipal (GCM) com a entrega de novas viaturas, armamentos, celulares e equipamentos tecnológicos, reforçando a estrutura operacional da corporação e ampliando a capacidade de atendimento à população. A solenidade foi realizada no quartel da GCM, no setor Garavelo. Criada em 1994, a Guarda Civil Municipal de Aparecida conta atualmente com mais de 500 agentes e atua de forma integrada em todas as regiões da cidade, consolidando-se como um dos pilares da segurança pública municipal.
O evento contou com a presença do vice-prefeito João Campos, delegado aposentado; do secretário estadual de Segurança Pública, coronel Renato Brum; do comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Marcelo Granja; do comandante do 2º CRPM, coronel Lucas Gomes; além de representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF), como a superintendente em Goiás, Marcela Rodrigues. Também participaram o deputado Veter Martins, vereadores do município e os comandos das Guardas Civis de Guapó e Senador Canedo.
Logo no início da solenidade, o prefeito Leandro Vilela destacou os avanços conquistados na segurança pública e o papel da integração entre as instituições.
“Ninguém faz nada sozinho. O alinhamento com a Câmara Municipal, com as forças de segurança e com todos os parceiros tem permitido que Aparecida avance. Em pouco mais de um ano, já reduzimos em mais de 50% os índices de criminalidade na cidade, resultado de trabalho, planejamento e integração”, afirmou.

Ao todo, foram entregues 32 novas viaturas à corporação, sendo três modelos Hilux, que passarão a reforçar as ações da ROMU, além de mais de 400 pistolas, 54 computadores e 34 celulares com chips. Um dos principais avanços é que cada viatura passa a contar com um número de telefone funcional via WhatsApp, permitindo contato direto da população com as equipes, o que fortalece a integração e agiliza o atendimento das ocorrências. As novas viaturas serão usadas nas rondas ostensivas, ronda escolar e também no combate a violência contra a mulher, por meio da patrulha Maria da Penha. Os telefones estão fixados no parabrisa traseiro das viaturas e correspondem às cinco regionais, além da patrulha Maria da Penha e da Ronda Escolar.
O comandante da GCM, inspetor Milton Sobral, ressaltou o papel operacional da corporação ao longo das últimas décadas.
“A Guarda Civil de Aparecida é uma força que faz a diferença na segurança pública. Tivemos renovação da frota, novos equipamentos e investimentos que garantem mais segurança aos agentes e mais eficiência no atendimento à população”, destacou.
O vice-prefeito João Campos também parabenizou a corporação e destacou a importância do trabalho da Guarda.
“A GCM tem um papel fundamental na segurança de Aparecida, com atuação preventiva e presença constante nas ruas. É uma instituição que evoluiu muito ao longo dos anos e hoje contribui diretamente para a redução da criminalidade no município”, afirmou.
Representando o Legislativo, o presidente da Câmara Municipal, vereador Gilsão Meu Povo, destacou a mudança na realidade da cidade.
“Antes, comerciantes e moradores tinham medo. Hoje, com a atuação da Guarda, a realidade é diferente, com mais segurança e presença nas ruas”, afirmou ele.
Acompanhado dos vereadores Diogo Tufão, Tales de Castro, Tata Teixeira, Gleison Flávio, Professor Clusemar, Isaac Martins, Camila Rosa, André Fortaleza e Dieyme Vasconcelos.
O deputado Veter Martins reforçou o compromisso com a área e anunciou novos investimentos.
“Vivemos em um município e em um estado que tratam a segurança com seriedade, valorizando os guardas e protegendo a população. Destinamos recursos para mais duas viaturas, contribuindo com a evolução da GCM nesses 32 anos”, pontuou o parlamentar.
Na sequência, o comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Marcelo Granja, destacou o papel da integração no combate ao crime.
“Hoje, em Goiás, o criminoso sabe que não há impunidade. O trabalho integrado das forças de segurança comandadas pelo governador Ronaldo Caiado, garante resultados e fortalece a proteção da sociedade”.
O secretário municipal de Segurança Pública, coronel Godinho, agradeceu o apoio da Polícia Militar pela doação do armamento e destacou a modernização da corporação.
“Estamos substituindo cerca de 300 revólveres por pistolas modernas 9mm e .40, doadas pela Polícia Militar, garantindo que a Guarda esteja 100% equipada para defender a sociedade e combater o crime em igualdade de condições. Aparecida já está entre as 23 cidades mais seguras do país e segue avançando nesse caminho”, ressaltou.
Ao final, o prefeito Leandro Vilela reforçou o papel do trabalho integrado por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e agradeceu o apoio do Governo de Goiás.
“A integração entre todas as forças de segurança, por meio do GGIM, tem sido fundamental para garantir mais segurança à população. Esse avanço também conta com o apoio do governador Ronaldo Caiado, do vice-governador Daniel Vilela e da primeira-dama Gracinha Caiado, que têm sido parceiros importantes nesse processo”, concluiu.
Números estarão ativos a partir desta sexta, 27
A Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia conta com contatos operacionais distribuídos por regionais e grupamentos especializados. Na estrutura territorial, o 1º Regional, na Cidade Vera Cruz, dispõe de três viaturas; o 2º Regional, em Santa Luzia, também conta com três; o 3º Regional, na área Central, opera com quatro viaturas; o 4º Regional, no Alto Paraíso, possui três; o 5º Regional, no Parque das Nações, conta com três; e o 6º Regional, no Real Grandeza, dispõe de duas viaturas. A corporação também mantém equipes específicas de Supervisão, ROMU, Patrulha Maria da Penha e Grupo de Ronda Escolar, além da atuação do Centro de Comando e Operações e do videomonitoramento, ambos vinculados ao Centro de Inteligência Tecnológica (CIT).
Os números fixados nas viaturas é que começam a funcionar a partir desta sexta-feira, 27, são: (62) 99216-8926, 99227-7801, 99217-3022, 99232-9927, 99241-1407, 99234-5983, 99243-5829, 99233-3567, 99237-3413, 99152-6126, 99151-1141 e 99140-0614. Também estão disponíveis os números (62) 99205-9811, 99212-0892, 99215-4526, 99239-2745, 99233-6585 e 99237-1073, além dos contatos (62) 99234-8314, 99238-2149 e 99176-3210. Outras viaturas podem ser acionadas pelos números (62) 99227-8718, 99211-5720, 99217-1953, 99238-3555, 99218-8848, 99237-0772 e 99107-8503. Além do geral 153.
Comments
0 comment