Mabel destaca fortalecimento da rede de saúde de Goiânia durante inauguração do Cora

Mabel destaca fortalecimento da rede de saúde de Goiânia durante inauguração do Cora

Prefeito Sandro Mabel participou da inauguração do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora)

Complexo Oncológico inaugurado pelo Governo de Goiás nesta quinta-feira (25/9) amplia atendimento infantil contra o câncer em crianças e adolescentes e reforça papel da capital como referência em saúde

O prefeito Sandro Mabel participou, na manhã desta quinta-feira (25/9), da inauguração do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), em Goiânia. Localizado às margens da BR-153, o hospital é o primeiro da rede pública estadual voltado exclusivamente ao atendimento de crianças e adolescentes com câncer.

Durante a solenidade, Mabel destacou o papel estratégico da capital como centro de saúde para toda a Região Metropolitana e para o interior do estado.

“Goiânia atende todas as cidades próximas, os municípios entendem que é melhor encaminhar para cá e nós estamos recebendo de portas abertas. Agora, temos um hospital para cuidar de pacientes infantis e juvenis com câncer. O Cora significa esperança para muitas crianças que não teriam chance de tratamento. Goiânia se orgulha de abrigar uma estrutura que será referência mundial”, afirmou. 

O prefeito também falou sobre os investimentos que a prefeitura realiza na rede municipal de saúde.

“Estamos reformando e reequipando nossas unidades, já temos pediatria 24 horas em 13 emergências e vamos avançar ainda mais. Nos próximos três anos, vamos transformar o sistema de saúde, vamos construir cinco novas UPAs e sete policlínicas para atender melhor a população”, anunciou.

O governador Ronaldo Caiado agradeceu a parceria com a prefeitura e reforçou a importância do complexo.

“Fizemos essa parceria com o prefeito da capital, e tudo foi facilitado. O tratamento do câncer infantil exige protocolos diferentes, técnicas diferenciadas, um processo de humanização e os melhores aparelhos, que o Cora tem. Entregamos hoje esperança para as crianças e perspectiva de ter a doença curada”, afirmou. 

Com investimento de R$ 255,9 milhões, o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) foi construído em 25 meses e funciona desde junho deste ano, já contabilizando mais de dois mil atendimentos e mais de 200 cirurgias feitas, segundo o governador. A estrutura conta com 60 leitos, incluindo Unidade de Terapia Intensiva (UTI), setor de transplante de medula óssea, centro cirúrgico, robôs para reabilitação de movimentos e um avançado sistema de filtragem do ar.

Fotos: Alex Malheiros / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

 

 

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook