Visto
Complexo Oncológico inaugurado pelo Governo de Goiás nesta quinta-feira (25/9) amplia atendimento infantil contra o câncer em crianças e adolescentes e reforça papel da capital como referência em saúde
O prefeito Sandro Mabel participou, na manhã desta quinta-feira (25/9), da inauguração do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), em Goiânia. Localizado às margens da BR-153, o hospital é o primeiro da rede pública estadual voltado exclusivamente ao atendimento de crianças e adolescentes com câncer.
Durante a solenidade, Mabel destacou o papel estratégico da capital como centro de saúde para toda a Região Metropolitana e para o interior do estado.
“Goiânia atende todas as cidades próximas, os municípios entendem que é melhor encaminhar para cá e nós estamos recebendo de portas abertas. Agora, temos um hospital para cuidar de pacientes infantis e juvenis com câncer. O Cora significa esperança para muitas crianças que não teriam chance de tratamento. Goiânia se orgulha de abrigar uma estrutura que será referência mundial”, afirmou.
O prefeito também falou sobre os investimentos que a prefeitura realiza na rede municipal de saúde.
“Estamos reformando e reequipando nossas unidades, já temos pediatria 24 horas em 13 emergências e vamos avançar ainda mais. Nos próximos três anos, vamos transformar o sistema de saúde, vamos construir cinco novas UPAs e sete policlínicas para atender melhor a população”, anunciou.
O governador Ronaldo Caiado agradeceu a parceria com a prefeitura e reforçou a importância do complexo.
“Fizemos essa parceria com o prefeito da capital, e tudo foi facilitado. O tratamento do câncer infantil exige protocolos diferentes, técnicas diferenciadas, um processo de humanização e os melhores aparelhos, que o Cora tem. Entregamos hoje esperança para as crianças e perspectiva de ter a doença curada”, afirmou.
Com investimento de R$ 255,9 milhões, o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) foi construído em 25 meses e funciona desde junho deste ano, já contabilizando mais de dois mil atendimentos e mais de 200 cirurgias feitas, segundo o governador. A estrutura conta com 60 leitos, incluindo Unidade de Terapia Intensiva (UTI), setor de transplante de medula óssea, centro cirúrgico, robôs para reabilitação de movimentos e um avançado sistema de filtragem do ar.
Fotos: Alex Malheiros / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
Comments
0 comment