Jornalismo goiano reconhece impacto do cooperativismo

Jornalismo goiano reconhece impacto do cooperativismo

Melhores trabalhos da Imprensa de 2025 foram premiados pelo Sistema OCB/GO, em evento para comunicadores

O jornalismo goiano tem reconhecido o impacto do cooperativismo na sociedade e na economia goianas. Em 2025, foram mais de 140 milhões de pessoas impactadas por materiais jornalísticos voltados ao cooperativismo goiano. O modelo de negócio, que impacta cerca de 1,5 milhão de pessoas em Goiás e movimenta mais de R$ 30 bilhões por ano, esteve presente em telejornais, rádios, portais de notícia, podcasts e outros meios de comunicação por conta de sua força e influência.

Segundo o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, a comunicação é um dos pilares da atual gestão da entidade. “Sempre considerei a comunicação como fundamental. Além disso, ela é uma diretriz desde o 14º Congresso Brasileiro de Cooperativismo (CBC), de 2019. A representação do cooperativismo precisa ser bem contada, para que a população entenda a força do setor”, disse o presidente.

Como forma de reconhecimento, o Sistema OCB/GO premiou, nesta terça-feira (2/12), os melhores trabalhos jornalísticos, durante o 4º Prêmio Goiás Cooperativo de Jornalismo. Na ocasião, foram condecoradas 32 reportagens, divididas entre os temas Crédito, Habitação, Saúde e Geral, e as categorias texto, áudio, foto, TV e Coop. Ao todo, foram R$ 100 mil em premiações para os vencedores.

Palestras

Também nesta terça-feira, o Edifício Goiás Cooperativo, sede do Sistema OCB/GO, recebeu o 11º Encontro de Jornalistas e Comunicadores de Cooperativas do Estado de Goiás. O evento é promovido anualmente com o objetivo de capacitar comunicadores e jornalistas das cooperativas goianas, além de gerar networking.

Nesta edição, os comunicadores ouviram as palestras de Fabrícia Hamu e Jordevá Rosa. Hamu, jornalista especialista na gestão de crise e risco, abordou o tema “Do silêncio ao protagonismo: gestão de reputação em tempos de redes sociais”. A palestrante elencou as vantagens da prevenção na comunicação e como a ação pode prevenir crises.

“Quando a gente se cala, o mundo vem e preenche o espaço. E nem sempre de forma favorável”, enfatizou a especialista. Para ela, não tomar a dianteira da comunicação pode trazer graves consequências para as instituições. “Hoje em dia, todo mundo observa, comenta e publica. E o silêncio? Esse viraliza.”

Já Jordevá Rosa abordou o tema “Acertos e erros na hora de buscar espaço nos veículos de comunicação”. O palestrante reforçou a necessidade de produzir conteúdo voltado para os profissionais jornalistas na hora de realizar assessoria. “A imprensa soluciona história, não instituições”, frisou. Para o jornalista e apresentador de TV, até mesmo uma pequena notícia pode trazer uma revolução, a depender da situação.

Vencedores do Prêmio 2025

Tema Crédito:

Texto: 1º lugar - Adriana Marinelli (A Redação) / 2º lugar - Fernando Dantas (A Redação)

TV: 1° lugar - Tariq Augusto (TV Anhanguera) /2º lugar - Paulo Ruan Moura (PUC TV)

Áudio: 1º lugar - José Bonfim (CBN Goiânia)

Foto: 1º lugar - Silvio Simões (STG News)

Coop: 1º lugar - Gabriella Starneck (Portal Sicoob Engecred) / 2º lugar - Pedro Paulo Couto (Portal Sicoob Uni)

Tema Geral:

Texto: 1º lugar - Leandro de Castro (Folha Z) / 2º lugar - Lúcia Monteiro (O Popular)

TV: 1º lugar - Leonardo Garcia (TV Record) / 2º lugar - Thais Barbosa e João Victor Guedes (TV Anhanguera)

Áudio: 1º lugar - Alexandre Henrique Paes (BandNews) / 2º lugar - Rosane Kotoski (BandNews)

Foto: 1º lugar - Ruber Couto (Folha Z) / 2º lugar - Guilherme Alves (Jornal Opção)

Coop: 1º lugar - Patricia Melo (Complem) / 2º lugar - Pedro Henrique Cabral (Comigo)

Tema Habitação:

Texto: 1º lugar - Catherine Moraes (Jornal Opção) /2º lugar - José Abrão (A Redação)

TV: 1º lugar - Rafael de Mesquita (TBC)

Áudio: 1º lugar - Nathalia Lima (CBN Goiânia)

Foto: 1º lugar - Wesley Costa (O Popular) / 2º lugar - Michelly Matos (Jornal Opção)

Tema Saúde:

Texto: 1º lugar - Vinicius Martins da Rocha (Revista Factual) / 2º lugar- Jéssica Mendes Rosa (Portal Prefeitura de Rio Verde)

TV: 1º lugar - Nahyara Moura (TV Record) / 2º lugar - Thaynara Raquel (PUC TV)

Áudio: 1º lugar - Kamylla Rodrigues (RVC FM)

Foto: 1º lugar - Kallyta Cristina Fernandes (A Redação)

Coop: 1º lugar - Katherine Alexandria (Blog da Uniodonto Goiânia) / 2° lugar - Érica Caetano (Site Unimed Goiânia)

 

Sobre o Sistema OCB/GO

O Sistema OCB/GO é a instituição responsável pela representação, defesa, formação e desenvolvimento do cooperativismo em Goiás, também chamada de Casa do Cooperativismo Goiano. Reúne as duas entidades locais que trabalham pelas cooperativas do Estado:

OCB/GO é o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás. Defende os interesses institucionais, políticos e socioeconômicos do cooperativismo goiano. Atua no apoio técnico, acesso a mercado e fomento à inovação para as cooperativas e no apoio consultivo aos governos.

 

SESCOOP/GO é o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás, braço educacional do Sistema, que promove formação e capacitação técnico-profissional do público cooperativista goiano (cooperados, empregados e dirigentes) e o monitoramento das cooperativas do Estado.

 

Foto:  Sistema OCB/GO premiou os melhores trabalhos inscritos no 4º Prêmio Goiás Cooperativo de Jornalismo

 

 

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook