Visto

Receberam o diploma 65 alunos, que cursaram gratuitamente o Programa Goiás Social, do Governo de Goiás. Estudantes fizeram viagens técnicas para cidades de Goiás, e também para Foz do Iguaçu (PR), Argentina e Paraguai
A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado participou, nesta segunda-feira (19/01), da formatura de 65 alunos do curso Técnico de Nível Médio em Guia de Turismo. Os estudantes tornam-se habilitados a exercer a profissão, conforme a legislação educacional brasileira. Durante a cerimônia, a primeira-dama destacou que a conclusão do curso é uma conquista para o começo de uma nova trajetória profissional.
“Goiás hoje é o único estado do Brasil a oferecer essa formação completa de forma totalmente gratuita, incluindo as viagens práticas. Isso mostra o compromisso do governador Ronaldo Caiado com a excelência, compromisso com a inclusão, principalmente com a seriedade e as políticas públicas que estamos construindo. Essa formação nasceu de uma demanda real. As pessoas enfrentavam a falta de guias qualificados nessas regiões tão especiais”, ressaltou.
Ofertado de forma gratuita pelo Governo de Goiás com investimento de R$ 1,5 milhão, por meio dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs) e sob as diretrizes do Programa Goiás Social, o curso beneficia alunos de Goiânia, Pirenópolis, Alto Paraíso, Rio Verde, Jataí, Mineiros, Aparecida de Goiânia e outros municípios goianos. A iniciativa faz parte da valorização do patrimônio cultural e ambiental de Goiás, com o fortalecimento das economias locais e regionais.
No curso, os alunos tiveram a oportunidade de realizar viagens técnicas às cidades de Goiânia, Trindade, Goiás, Brasília (DF), Diamantina (MG) e Foz do Iguaçu (PR), além de excursões internacionais para Porto Iguaçu, na Argentina, e Cidade do Leste, no Paraguai. A carga horária foi de 940 horas, distribuída de 15 a 18 meses. A grade curricular inclui turismo e geografia turística, legislação, sustentabilidade, primeiros socorros, língua estrangeira aplicada, técnicas de guiamento, empreendedorismo e condução de turistas.
O secretário de Estado da Retomada, César Moura, ressalta que a oferta do curso técnico em Guia de Turismo alcançou o patamar internacional.
“Nenhum estado paga todas as viagens e, detalhe, os alunos se inscreveram em curso de guia nacional, mas estão saindo como guia internacional. Hoje vocês são profissionais que podem trabalhar em qualquer país,” afirmou, acrescentando que há previsão de um novo curso para este ano, em todo o estado.
A secretária da Educação, Fátima Gavioli, reconheceu o esforço da turma.
“Tem muita gente que sonha em mudar de vida no mundo, mas para isso é preciso dar o primeiro passo, ter responsabilidade e disposição para estudar. Tem que ser dedicado e eu vi isso em vocês, eu tenho certeza que vai ser um sucesso, daqui para muitos lugares maravilhosos do mundo”, disse.
A oradora da turma, Ana Clara Elisa Novato de Lima, agradeceu à primeira-dama pelo ensino público, gratuito e de qualidade oferecido pelo Cotec.
“A oportunidade de aprender e trocar conhecimento com professores e profissionais já atuantes no mercado transformou para sempre a vida de todos que estão aqui. Esse curso foi a preparação de uma nova geração de profissionais para o estado de Goiás. Atendeu uma reivindicação antiga do setor, profissionalizou dezenas de pessoas e enriqueceu o trade turístico do estado”, ressaltou.
Fotos: Hegon Guimarães e Remisson Sales / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás



Comments
0 comment