Comurg projeta o plantio de 6 mil novas árvores até abril de 2026

Comurg projeta o plantio de 6 mil novas árvores até abril de 2026

Arborização urbana é aliada na redução do escoamento superficial e traz benefícios para a saúde e o clima da capital

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) aproveita o período chuvoso, ideal para o desenvolvimento das mudas, e intensifica o plano de arborização da cidade. Mais de 2,5 mil árvores já foram plantadas, e a meta é alcançar 6 mil unidades até o final de abril. O trabalho busca corrigir falhas em áreas onde mudas anteriores não sobreviveram e ampliar o paisagismo urbano com novas espécies em canteiros e praças. 

As árvores selecionadas para o plano compensatório atendem critérios de adaptabilidade ao clima local e eficiência na arborização urbana. Entre as principais espécies estão jacarandá-mimoso, resedá, pau-formiga, bálsamo, pau-ferro, flamboyant-regis, ipês, sete-copas, pau-brasil, murta, nó-de-porco, sabãozinho, brinco-de-índio, oiti, aroeira-pimenta, cedrinho, acácia, pata-de-vaca, urucum, espirradeira e dracena-verde.

Com a intensificação das chuvas, a adaptação das mudas se torna mais eficiente, o que permite ampliar o plantio em todas as regiões da cidade. A programação especial de arborização segue até abril/2026, com equipes atuando diariamente em diversos bairros. 

A ação já alcança diferentes pontos da capital, como a Praça da Rua dos Campos Elíseos, no  Residencial Santa Fé; a Praça 3 Amores, no Residencial Itaipú; Praça da Rua 50, setor Condomínio das Esmeraldas, e avenidas Leste-Oeste e Tóquio, no Parque Industrial João Braz. Também já houve plantio de novas mudas na Avenida Noel Rosa, no Vera Cruz II; na Praça da Rua Matutina, no Residencial Santa Fé e na Avenida Perimetral Oeste, no setor Dom Rafael.

O plantio avança também na rotatória da Rua 50, no Setor Condomínio das Esmeraldas, com espécies como jacarandá-mimoso, pata-de-vaca, pau-formiga, ipê-roxo, acácia-chuva-de-ouro, resedá-gigante, bálsamo e extremosa. O presidente da Comurg, Cleber Aparecido Santos, explica que as espécies escolhidas não possuem frutos, nem raízes extensas, portanto são apropriadas para os centros urbanos.

“Goiânia já é uma das Capitais mais arborizada do Brasil, e queremos avançar ainda mais”, afirma. 

Fotos: Luciano Magalhães / Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook