Rede MEI, lançada pelo Governo do Brasil, amplia orientação e apoio aos microempreendedores

Rede MEI, lançada pelo Governo do Brasil, amplia orientação e apoio aos microempreendedores

Iniciativa integra os governos Federal, estaduais e municipais, promovendo cooperação e evitando a fragmentação de esforços. Objetivo é organizar e conectar ações para que o microempreendedor tenha acesso mais fácil a informações, orientações e políticas públicas

1. Rede MEI, lançada pelo Governo do Brasil, amplia orientação e apoio aos microempreendedores

A Rede MEI nasce com objetivo de organizar e conectar ações existentes para que o microempreendedor tenha acesso mais fácil a informações, orientações e políticas públicas. Foto: Vitor Vasconcelos/Secom-PR

Os microempreendedores brasileiros ganharam um novo aliado. O Governo do Brasil lançou a Rede MEI, iniciativa do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), que articula órgãos públicos e entidades de apoio para fortalecer as políticas voltadas ao microempreendedor individual em todo o Brasil.

A Rede MEI nasce com objetivo de organizar e conectar ações existentes para que o microempreendedor tenha acesso mais fácil a informações, orientações e políticas públicas. A iniciativa integra os governos Federal, estaduais e municipais, além de instituições parceiras, promovendo cooperação e evitando a fragmentação de esforços.

Segundo o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, a Rede MEI reforça a atuação integrada do poder público. “A Rede MEI cria um ambiente de cooperação para que o microempreendedor encontre informações claras, políticas mais eficientes e apoio mais próximo da sua realidade”, afirmou.

QUATRO FRENTES – Na prática, a Rede MEI atua em quatro frentes: integração entre instituições, avaliação de propostas de políticas públicas, disseminação de informações e orientação sobre iniciativas voltadas ao MEI. A adesão é voluntária e pode ocorrer por interesse do órgão ou por convite do MEMP, conforme a Portaria nº 167, de 22 de agosto de 2025.

Para mais informações acesse o site da Rede MEI.

COORDENAÇÃO – A coordenação da Rede é feita pela Diretoria do Microempreendedor Individual, Autônomos e Cooperativismo, vinculada à Secretaria Nacional de Inclusão Socioprodutiva, Artesanato e Microempreendedor Individual. A estrutura de funcionamento é dividida em dois grupos. O Núcleo de Integração reúne representantes de órgãos públicos e entidades nacionais para discutir propostas, trocar experiências e articular ações estratégicas. Já o Grupo de Disseminação e Orientação é responsável por ampliar a divulgação das políticas públicas e apoiar tecnicamente os envolvidos na implementação das iniciativas.

DIRECIONAMENTO DE AÇÕES – As contribuições da Rede MEI para o aprimoramento das políticas públicas são debatidas no Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, espaço responsável por direcionar as ações voltadas ao microempreendedor individual.

PORTAL DO EMPREENDEDOR – A lista de participantes, o calendário de reuniões, os materiais produzidos e os resultados das avaliações anuais da Rede serão divulgados no Portal do Empreendedor do Governo Federal. As informações também serão compartilhadas nos canais oficiais do MEMP, das entidades parceiras e em ações presenciais e digitais, como eventos e transmissões ao vivo.

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook