Visto
1. Previdência Social recepciona 500 novos peritos médicos federais em Jornada de Integração
Novos peritos médicos federais durante a Jornada de Integração, em Brasília: encontro teve como objetivo aproximar os novos profissionais dos gestores e representantes dos diversos ministérios que integram a seguridade social - Foto: Edson Leal/MPS
O Ministério da Previdência Social viveu nesta semana uma rotina diferente, com a Jornada de Integração realizada pela pasta em Brasília nesta terça (2/9) e quarta (3/9) para receber os 500 novos peritos médicos federais aprovados em concurso realizado em 2025, após quase 15 anos sem contratações. A posse dos novos profissionais visa fortalecer a capacidade de atendimento previdenciário e a garantia de maior eficiência na análise de benefícios e na qualidade do atendimento da perícia médica.
O encontro teve como objetivo aproximar os novos profissionais dos gestores e representantes dos diversos ministérios que integram a seguridade social e foi marcado por diálogos entre a perícia médica federal e o INSS, principalmente, para fazer alinhamento estratégico e destacar a importante missão dos novos servidores.
FOCO NO NORTE E NORDESTE – O concurso público foi realizado em fevereiro deste ano, contemplando 250 vagas e formação de cadastro reserva, totalizando 500 vagas. Ao todo, 235 municípios serão atendidos, com foco nas regiões Norte e Nordeste, que concentram as maiores filas. Serão 88 peritos no Norte e 268 no Nordeste. Com isso, a capacidade de atendimento do Norte vai crescer 46,56%, e a do Nordeste, 36,31%. No Centro-Oeste, o aumento será de 28%. No Sudeste e no Sul, regiões com maior número de peritos atualmente, os reforços representarão ganhos de 5,2% e 2,7%, respectivamente.
RESPOSTA DO ESTADO – Durante a abertura da Jornada, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou que a nomeação dos novos peritos médicos federais representa mais uma ação do Governo do Brasil no trabalho para diminuir as filas do INSS. “O trabalho de vocês faz parte de uma magnífica operação para diminuir a fila, atender a população e fazer com que o cidadão receba uma resposta do Estado dentro de um prazo razoável. Todos nós temos a missão de defender esse grande sistema de justiça social, de combate à fome e da redução da desigualdade que é a Previdência Social”, afirmou o ministro.
INSS E PERÍCIA – O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Gilberto Waller, ressaltou a importância do trabalho integrado entre o instituto e a perícia médica federal. “Vocês são parte essencial de uma transformação, pois vão proporcionar condições mínimas de sobrevivência a quem mais precisa. Vocês deveriam ser chamados de médicos da cidadania”, afirmou. Gilberto Waller finalizou dizendo que o INSS espera muito dos 500 novos peritos. “Vocês serão responsáveis por transformar vidas por meio de sua análise, de um olhar carinhoso, de empatia e cuidado com o próximo”.
A CARREIRA – A carreira de Perito Médico Federal exige formação de nível superior e desempenha papel essencial no reconhecimento de direitos previdenciários e na concessão de benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Comments
0 comment