A 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática acontece de 29 de outubro a 1º de novembro. Realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com a UNESCO, com a Undime e com o Consed, a iniciativa tem como tema "Conectando territórios e diversidades", além tratar de temas como meio ambiente e mudanças do clima, direitos de crianças e adolescentes nos meios digitais e jornalismo nas escolas.
O intuito é debater sobre as diferentes realidades no país que entrelaçam a experiência com a informação nos meios digitais. A abertura do evento, no dia 29 de outubro, será sediada no Auditório do Anexo do MEC, em Brasília (DF), de 14h as 17h. As inscrições podem ser feitas acessando um formulário digital.
Além disso, por meio da página especial dedicada à 2ª Semana, pessoas interessadas em participar podem acessar vários planos de aula feitos por parceiros da Secom PR e do MEC, disponíveis para baixar gratuitamente.
COMO PARTICIPAR — Segundo Fábio Meirelles, Diretor do Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática da Secom PR, a Semana tem por objetivo mobilizar educadores e interessados na temática a organizarem suas próprias atividades nos territórios "Convidamos professores, estudantes, integrantes de organizações da sociedade civil a participarem organizando atividades em suas regiões, como oficinas, rodas de conversa e o que mais quiserem propor”, afirma. As propostas podem ser feitas a partir de formulário disponível no site da Secom PR, que disponibiliza também planos de aula e um repositório de conteúdos para inspirar educadores. “A partir disso, a iniciativa de cada um fará parte de uma agenda nacional, ampliando o acesso à educação midiática em todas as partes do Brasil, ajudando a construir um ambiente digital mais inclusivo, seguro e diverso", conclui Meirelles.
OBJETIVO — O evento tem como objetivos celebrar e compartilhar iniciativas e boas práticas de educação midiática. Promoverá atividades que fortalecem habilidades de comunicação dos estudantes em temas essenciais, como meio ambiente e mudanças climáticas, promoção do jornalismo e direitos no ambiente digital.
PROGRAMAÇÃO — Na programação, estão previstas mesas de discussão, oficinas digitais de práticas de educação midiática, painéis sobre o papel da comunicação pública na promoção da educação midiática e sobre como identificar o jornalismo de qualidade, além de espaços de discussão com parceiros da França, da Dinamarca e do Reino Unido.
HISTÓRICO — No ano passado, aproximadamente 400 iniciativas foram realizadas simultaneamente, em 24 estados, com público potencial de 54 mil pessoas. Todos os anos, a Semana Brasileira ocorre simultaneamente ao evento global da Unesco sobre Alfabetização Midiática e Informacional, o que fortalece a conexão do Brasil com o debate internacional.
Todos os webinários da 1ª Semana foram transmitidos ao vivo pelos canais da Secom PR e do MEC no YouTube, e continuam disponíveis online. Segundo a coordenadora de Educação Midiática da Secretaria de Políticas Digitais (SPDigi), Mariana Filizola, os seminários online atraíram cerca de 700 espectadores.
Comments
0 comment