1. Pagamento do Abono Salarial está disponível para 152,4 mil trabalhadores a partir deste sábado (15)
Informações sobre pagamento e valores podem ser consultadas pelos trabalhadores no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) e no portal GOV.BR. Foto: Vitor Vasconcelos/Secom-PR
Os valores do Abono Salarial do PIS/Pasep disponíveis para saque por parte de 152.444 trabalhadores estão liberados a partir deste sábado, 15 de novembro, nas instituições financeiras Caixa Econômica Federal (contribuintes do PIS) e Banco do Brasil (para aqueles do Pasep), até 29 de dezembro, data que marca o fim do calendário de 2025.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), valor superior a R$ 156,54 milhões em recursos ainda está disponível para pagamento. As informações sobre o pagamento ficarão disponíveis para consulta dos trabalhadores no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no portal gov.br.
No calendário de pagamento de 2025 foram identificados 26.470.177 trabalhadores com direito ao Abono Salarial, referente ao ano-base de 2023 e revisão dos cinco anos anteriores, sendo que até o momento foram efetivamente pagos 26.317.733 trabalhadores. O valor pago até o momento chega a R$ 30,6 bilhões, o que corresponde a uma taxa de cobertura de 99,42% dos trabalhadores com direito ao benefício.
Os pagamentos também continuarão sendo emitidos até o final do ano, todo dia 15 ou no primeiro dia útil subsequente, para aqueles trabalhadores que solicitaram revisão do Abono Salarial por meio de recurso administrativo.
QUEM TEM DIREITO — Para ter direito ao Abono Salarial os trabalhadores devem atender aos critérios de habilitação:
PELA CAIXA — Recebem pela Caixa Econômica Federal os trabalhadores com direito ao PIS, creditado prioritariamente em conta Caixa, caso o trabalhador possua conta corrente ou conta poupança ou Conta Digital. Ou ainda por crédito pelo aplicativo Caixa Tem ou em conta poupança social digital, aberta automaticamente pela Caixa.
Para o trabalhador não correntista será realizado o pagamento em canais como agência, lotéricas, autoatendimento, Caixa Aqui e demais canais de pagamentos oferecidos pelo banco público.
PELO BANCO DO BRASIL — Recebem pelo Banco do Brasil (BB) os funcionários públicos com direito ao Pasep, que será realizado prioritariamente como crédito em conta bancária, por meio de transferência via TED ou Pix. Aos não correntistas e que não possuam Pix, o pagamento será presencial nas agências do BB.
ATENDIMENTO — Informações adicionais poderão ser solicitadas nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho, pelo telefone 158.
Clique aqui para acessar o calendário completo de pagamento do Abono Salarial