menu
Ônibus movido a biometano começa a rodar nesta quinta-feira no BRT Leste-Oeste
Legenda: Ônibus movido a biometano inicia período de testes no transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana nesta quinta-feira

Percurso será feito em fase de testes durante período de quatro meses. Série de 500 veículos serão acrescidos à frota do transporte coletivo até final de 2026

O primeiro ônibus movido a biometano do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana começa a rodar nesta quinta-feira (13/3), em um período de testes com duração de cerca de quatro meses. O veículo fará o percurso entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia pela manhã e, no período da tarde, entre os terminais Novo Mundo e Senador Canedo, do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera). 

Com capacidade de armazenamento de 195 metros cúbicos de biometano, o ônibus possui uma autonomia de 295 quilômetros, correspondendo a até oito viagens por dia. A fase de testes é importante para a realização de possíveis ajustes técnicos e adaptação do veículo às rotas e características de Goiânia e das cidades do Entorno da capital. Uma estação provisória de abastecimento do biometano foi instalada na área de estocagem do Terminal Novo Mundo. 

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, anunciou que este será o primeiro de uma série de 500 veículos com essa tecnologia a serem acrescidos à frota do transporte coletivo até o final de 2026. A ação integra o projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), que contempla a renovação total da frota, equipada com ar-condicionado, e a compra de mais 300 veículos, além da reforma dos terminais e estações do BRT Leste-Oeste, entrega do BRT Norte-Sul e revitalização dos pontos de ônibus. 

Além do conforto proporcionado aos passageiros pelos novos ônibus, o secretário destacou que uma grande preocupação do Governo de Goiás neste processo de substituição da frota ocorre em função da sustentabilidade, por meio de modelos que reduzam significativamente o nível de gases poluentes na atmosfera. 

“Também estamos mudando a tecnologia de forma que consigamos atender a demanda de transição energética dentro de uma matriz que emita menos gases de efeito estufa. Para isso, estamos utilizando três tecnologias: o ônibus a diesel Padrão Euro 6, que é pouco poluente; o ônibus elétrico; e o ônibus a biometano, que é o menos poluente dentre essas três modalidades”, afirma. 

Cadeia de produção

Com a iniciativa, o Governo de Goiás também pretende incentivar a criação de uma cadeia de produção local do biometano. De acordo com o secretário, o estado possui um enorme potencial para a produção do biogás, tendo como uma das principais matérias-primas os resíduos da cana-de-açúcar, já que o estado está entre os maiores produtores do País. 

O biometano é obtido a partir da purificação do biogás, um gás resultante da decomposição de matéria orgânica. Esse processo acontece em biodigestores, que transformam resíduos como esterco, restos agrícolas, lodo de esgoto e lixo orgânico em energia renovável. Resíduos orgânicos são depositados em biodigestores, onde bactérias realizam a digestão anaeróbica (sem oxigênio). 

Esse processo libera biogás, composto principalmente por metano e dióxido de carbono, além de outros gases em menor quantidade. Entre as vantagens, estão a produção de uma energia 100% renovável, a redução de gás carbônico e poluentes, a diminuição da dependência de combustíveis fósseis e o aproveitamento de resíduos orgânicos que seriam descartados. 

Nova RMTC

Os investimentos no transporte coletivo ocorrem por meio do subsídio à tarifa, que mantém a passagem a R$4,30 desde o ano de 2019. O Governo de Goiás paga os recursos em conjunto com as prefeituras de Goiânia e de cidades da Região Metropolitana e conta com a contrapartida dos investimentos do Consórcio BRT, formado pelas concessionárias que operam o serviço. 

Fotos: Edinan Ferreira Comset /SGG / Secretaria-Geral de Governo – Governo de Goiás

 

 

 

 

 

Convido você a ficar bem informado! 📢 Receba as principais notícias do Centro-Oeste e do Brasil diretamente no seu celular, com rapidez, segurança e privacidade. Acesse conteúdos exclusivos do JORNAL LOCAL sem distrações ou fake news. 📲 No canal, você encontra: ✔ Notícias em primeira mão; ✔ Atualizações políticas, sociais e econômicas ✔ Privacidade garantida / 💡 Participe agora! Clique no Whatsapp 👇🏼

Comments

https://jornallocal.com.br/public/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook