menu
Seja Pro+: Governo abre 25 mil vagas em cursos profissionalizantes para quem não tem ensino básico
Investimento de R$ 200 milhões oferece 25 mil vagas gratuitas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para pessoas entre 18 e 29 anos que não concluíram a educação básica, promovendo qualificação profissional e oportunidades no mercado de trabalho

1. Seja Pro+: Governo abre 25 mil vagas em cursos profissionalizantes para quem não tem ensino básico

O Seja Pro+ vai priorizar regiões com maior vulnerabilidade social, com baixo índice de jovens sem educação básica - Foto: Getty Images

O Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), lançou o programa Seja Pro+ Trabalho e Emprego, uma parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), que abrirá 25 mil vagas no país em cursos que combinam qualificação técnica e elevação da escolaridade, por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O público do programa abrange jovens entre 18 e 29 anos, que não concluíram a educação básica (Ensino Fundamental II e Ensino Médio), com objetivo de promover a qualificação técnica em áreas com maior demanda por mão de obra na indústria na sua localidade. O Seja Pro+ vai priorizar regiões com maior vulnerabilidade social, com baixo índice de jovens sem educação básica.

“Entre os nossos desafios, está preparar o trabalhador para o mercado de trabalho. Pelo Seja Pro+, por meio do EJA, o jovem que não concluiu o ensino médio poderá finalizar seus estudos e se qualificar. Não queremos que o trabalhador perca a oportunidade de trabalhar por falta do ensino médio. O emprego, principalmente na indústria, exige tanto esse ensino médio quanto a sua qualificação e esse programa veio para facilitar isso para o jovem que quer terminar seus estudos”, destacou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, no lançamento do programa, na quinta-feira, 10 de abril.

INÍCIO NA BAHIA — O programa começará pela Bahia, onde serão disponibilizadas 3 mil vagas nos municípios de Salvador, Camaçari, Jequié, Madre de Deus e Candeias, nas áreas de Logística e Transporte, Construção, Manutenção e Reparos, Metalmecânica, Couro e Calçados, Tecnologia e Engenharia. As inscrições estarão disponíveis ainda este mês, com início das turmas previsto para o segundo semestre de 2025.

Ao completar o curso, o Sesi enviará ao MTE os dados dos alunos concluintes para inscrição nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine), visando sua rápida inserção no mercado de trabalho. “Fizemos questão de lançar o programa aqui na Bahia, um programa que possa atender ao jovem que quer seguir seus estudos. O acordo prevê investimento inicial de R$ 200 milhões para a abertura de pelo menos 25 mil vagas gratuitas na EJA para jovens entre 18 e 29 anos em vários estados brasileiros”, afirmou o presidente do Conselho Nacional do SESI (CN-SESI), Fausto Augusto Junior.

INCENTIVO — A aluna Roqueline Souza, formada pelo Sesi dentro desse modelo, contou que sua educação foi interrompida pela morte do pai. Ao ter conhecimento do EJA, fez a matrícula e concluiu o ensino médio em 6 meses, iniciando em seguida a faculdade de Direito e na sequência a pós-graduação em direito previdenciário. “E o projeto do Sesi foi determinante nisso. Tenho certeza de que esse projeto, Seja Pro+, que terá o incentivo do Governo Federal, também será determinante para outros estudantes”, ressaltou.

GERAÇÃO DE EMPREGOS — Luiz Marinho falou ainda sobre a geração de empregos, destacando os números do Novo Caged de janeiro e fevereiro, quando foram criados 137 mil e 436 mil empregos, respectivamente. “E vamos gerar também em março, mesmo a contragosto do mercado. Vamos baixar o juro do empréstimo para o trabalhador, vamos investir em políticas públicas em prol de melhoria de vida para o povo brasileiro”, finalizou o ministro.

Convido você a ficar bem informado! 📢 Receba as principais notícias do Centro-Oeste e do Brasil diretamente no seu celular, com rapidez, segurança e privacidade. Acesse conteúdos exclusivos do JORNAL LOCAL sem distrações ou fake news. 📲 No canal, você encontra: ✔ Notícias em primeira mão; ✔ Atualizações políticas, sociais e econômicas ✔ Privacidade garantida / 💡 Participe agora! Clique no Whatsapp 👇🏼

Comments

https://jornallocal.com.br/public/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook