Mabel reforça prevenção do câncer de mama em evento com serviços gratuitos

Mabel reforça prevenção do câncer de mama em evento com serviços gratuitos

Ação contou com palestras, música, ciclismo e serviços gratuitos à população e uma estrutura com 2 mil guarda-chuvas rosa simboliza mobilização durante todo o mês

O prefeito Sandro Mabel participou, neste domingo (05/10), de mais uma ação da campanha Outubro Rosa, realizada na Praça Tamandaré. O evento destacou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, oferecendo gratuitamente atividades educativas e serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e informações sobre exames de rastreamento.

“Os números são preocupantes, com previsão de 74 mil casos no Brasil. Por isso, precisamos reforçar a prevenção e incentivar as mulheres a realizarem os exames. O município e o estado estão preparados, mas é fundamental que as pessoas aproveitem essa oportunidade”, destacou o prefeito.

A programação contou ainda com palestra da sexóloga Dra. Joice Martins, apresentação musical de Marcelo Barra e um passeio ciclístico logo no início da manhã.

Um dos destaques da mobilização é o tradicional túnel de guarda-chuvas rosa, instalado na Avenida Assis Chateaubriand, próximo à Praça Tamandaré. A estrutura é formada por dois mil guarda-chuvas, que permanecerão expostos até o fim do mês e, depois, serão doados à comunidade.

Apoio de especialistas

O presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Goiás (SBM-GO), Alexandre Marchiori, lembrou que a prevenção é a forma mais eficaz de combater o câncer de mama. Ele reforçou hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de exercícios e exames periódicos, como caminhos para reduzir os riscos.

Já o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, destacou a importância da adesão também ao exame preventivo do câncer de colo do útero.

“Goiânia tem capacidade para atender toda a demanda durante este mês. Os kits para coleta já estão disponíveis nas UBS. Queremos que as mulheres façam os exames e aproveitem esse período para cuidar da saúde”, afirmou.

História de superação

A pedagoga Michele Alves, diagnosticada com câncer de mama triplo negativo há dois anos, compartilhou sua trajetória de cura e deixou uma mensagem de alerta.

“Se ame, se cuide e procure o médico ao menor sinal. A prevenção pode salvar vidas, como salvou a minha”, disse emocionada.

O evento contou ainda com a presença da vice-prefeita Coronel Cláudia, secretários municipais e lideranças da área da saúde.

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook