Visto

O prefeito Sandro Mabel entregou, nesta quinta-feira (23/10), dentro das comemorações dos 92 anos de Goiânia, o corredor revitalizado da Avenida 85, uma das mais importantes ligações viárias da capital, entre a Praça Cívica e o Setor Serrinha. As intervenções fazem parte do Plano Nova Mobilidade, que integra o programa de desobstrução dos corredores arteriais de Goiânia e tem como objetivo reorganizar o tráfego e reduzir o tempo de deslocamento dos motoristas.
Com aproximadamente 4,5 quilômetros de extensão, o trecho recebeu revitalização completa da sinalização horizontal e vertical, adequações geométricas em cruzamentos e implantação da Onda Verde. O sistema de sincronização semafórica otimiza o fluxo de veículos ao longo da via, desde a Avenida Laudelino Gomes até a Praça Cívica.
Segundo o prefeito, a intervenção traz ganhos reais de tempo para a população.
"Com a sincronização dos semáforos e as intervenções nos cruzamentos, como aqui na T-9, onde abrimos mais uma faixa de entrada na 85, esperamos um ganho de até 35% na fluidez do trânsito. Isso significa menos tempo parado e mais mobilidade para todos", afirmou.
Mabel destacou que a tecnologia da Onda Verde está sendo preparada para evoluir para um sistema de controle inteligente, a metronização.
“Aqui a via já está sincronizada, mas em breve será metronizada, com inteligência artificial que ajusta os sinais em tempo real, permitindo que o transporte coletivo circule quase com a eficiência de um metrô de superfície”, explicou. Ele lembrou que o objetivo é modernizar todos os 36 corredores da cidade, alcançando 240 quilômetros de vias metronizadas.
Outros cruzamentos também passaram por ajustes, como os das ruas 141, T-53, 1122 e T-11. Segundo medições iniciais, a sincronização já proporcionou melhoria média de 28% no tempo de deslocamento nos horários de pico, devendo atingir a meta de 35% após os ajustes finais.
O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, explicou que a modernização envolve também as vias que cruzam a 85.
“Neste corredor são 28 cruzamentos, e todos os principais, como a T-9, T-63 e a 136, foram ajustados e sincronizados dentro da Onda Verde. A modernização é total, não apenas em uma avenida, mas em todo o sistema viário da região”, detalhou o titular da SET, ao lembrar que o corredor ganhou novos abrigos de ônibus, com estrutura ampliada, iluminação e maior proteção aos usuários.

Cidade Segura
O evento marcou também o início da operação do programa Cidade Segura, voltada à identificação e retirada de fios soltos, irregulares ou sem identificação espalhados pelos postes da capital. A ação tem o objetivo de aumentar a segurança da população, melhorar a mobilidade urbana e garantir um aspecto visual mais organizado para a cidade.
O programa é resultado de parceria com as empresas de telecomunicações, Equatorial e Ministério Público, e prevê a retirada dos cabos em situação irregular por toda a capital. "As companhias entenderam o recado e se dispuseram a fazer um trabalho até maior do que esperávamos”, afirmou o prefeito.
Fotos: Alex Malheiros / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia
Comments
0 comment