Mabel anuncia medida para agilizar aprovação de projetos urbanos em Goiânia

Mabel anuncia medida para agilizar aprovação de projetos urbanos em Goiânia

Medida visa reduzir fila de processos e acelerar análise de grandes projetos urbanos; sistema entra em operação nos próximos dias após adequação técnica

O prefeito Sandro Mabel anunciou uma medida que vai agilizar a análise de projetos urbanos em Goiânia. A partir de agora, a Prefeitura vai implementar o modelo autodeclaratório para os alvarás de demolição e de reforma. Na prática, isso significa menos burocracia para esse tipo de pedido e mais rapidez na tramitação dos processos. A novidade foi apresentada durante reunião com a Ademi Goiás, realizada na última sexta-feira (16/1), entidade que representa as principais incorporadoras e construtoras da capital. 

“Estamos dando um passo importante para destravar o licenciamento urbano em Goiânia. Ao adotar o modelo autodeclaratório para alvarás de demolição e reforma, reduzimos burocracia, ganhamos agilidade e garantimos mais previsibilidade para quem investe e constrói na cidade. Essa mudança permite que a Prefeitura concentre esforços nos projetos mais complexos, sem abrir mão do controle, da segurança e da responsabilidade técnica. Nosso compromisso é com uma gestão moderna, eficiente e que facilite a vida do cidadão, ao mesmo tempo em que prepara Goiânia para crescer de forma organizada”, afirmou Sandro Mabel.

A medida será implementada por meio da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic).

“Trará mais agilidade, eficiência e previsibilidade para aprovação de projetos na cidade, além de melhorar o funcionamento interno da Prefeitura”, afirma o secretário municipal Fernando Peternella. “A determinação do prefeito é de proporcionarmos uma gestão moderna de processos, com serviços de qualidade para o cidadão”, completa.

Atualmente, existem 652 pedidos de alvará de demolição e de reforma aguardando análise na SEFIC. Esses processos não deixam de existir, mas passam a ter um procedimento mais simples. Com isso, a secretaria consegue reduzir a sobrecarga dos técnicos e direcionar os esforços para a análise de projetos maiores e mais complexos, como edifícios e empreendimentos de maior impacto urbano.

Durante a reunião, também foram apresentados dados comparativos de 2024, ano da gestão anterior, e 2025, já sob a administração de Sandro Mabel. Os números mostram que a demanda por análise de projetos continua alta e que a cidade passa por um momento de adaptação às novas regras urbanísticas.

“A estratégia é clara: simplificar os processos mais simples, sem perder o controle e a segurança, para destravar o licenciamento urbano como um todo”, afirma Perternella. Ele pontua também que a pasta “segue trabalhando com transparência, diálogo com o setor produtivo e foco em resultados, buscando tornar Goiânia uma cidade mais organizada, eficiente e preparada para crescer”.

Fotos: Divulgação / Secretaria Municipal de Eficiência - Prefeitura de Goiânia

 

 

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook