Mabel anuncia ajuste de limite de velocidade para 50 km em vias do Centro de Goiânia

Mabel anuncia ajuste de limite de velocidade para 50 km em vias do Centro de Goiânia

Alteração baseou-se em estudo técnico que aponta incompatibilidade do limite anterior de 40 km/h com as características de vias com múltiplas faixas, boa visibilidade e traçado predominantemente reto

O prefeito Sandro Mabel anunciou, nesta terça-feira (3/2), a alteração do limite de velocidade para 50 km/h em vias do Centro de Goiânia. O objetivo é melhorar a fluidez e aumentar a segurança viária em vias estruturais da região. As alterações incluem a implantação completa da nova sinalização vertical e horizontal da chamada Zona 50 e sincronização de semáforos com a chamada Onda Verde. 

“Foi constatado que o limite de 40 km/h se mostrou incompatível com as características dessas vias, que têm múltiplas faixas, boa visibilidade e traçado predominantemente reto. Nosso levantamento apontou também que a maior parte dos motoristas já circulava entre 48 km/h e 55 km/h, então estamos formalizando em 50 km/h”, explicou o prefeito. Mabel também destacou que as vias têm travessia com faixa pintada, sinal do pedestre, e que a análise dos últimos cinco anos indica baixo índice de sinistros nos trechos, sem registro de vítimas.

O novo limite de velocidade valerá para vias de caráter estrutural e de grande circulação, não para ruas locais ou áreas residenciais típicas de Zona 40. Entram na mudança as seguintes avenidas: Araguaia (via arterial principal), Tocantins (via arterial principal), Paranaíba (via arterial secundária/coletora principal), Anhanguera (via arterial estrutural/eixo troncal) e Rua 3 (via coletora principal).  Os radares nesses trechos já foram reprogramados e começarão a fiscalizar somente após a substituição total da sinalização e da nova aferição do Inmetro. 

Segundo a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), o relatório aponta que quando o limite está muito abaixo da velocidade natural da via, parte dos condutores deixa de respeitá-lo, o que reduz a credibilidade da sinalização e aumenta a instabilidade do tráfego.

“A partir do estudo, observamos que essas vias apresentavam a necessidade de outra velocidade para dar mais fluidez, mantendo a segurança aviária da região. Esse é um pedido antigo de comerciantes e usuários da região”, apontou o titular da SET, Tarcísio Abreu,.

Fotos: Alex Malheiros : Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook