Goiânia ocupa 2º lugar em ranking de acesso à internet nas escolas do MEC

Goiânia ocupa 2º lugar em ranking de acesso à internet nas escolas do MEC

Posição é resultado da ampliação da conectividade das unidades educacionais da Rede Municipal de Educação (RME)

Goiânia alcançou o segundo lugar entre as capitais brasileiras em Educação Conectada, conforme o Indicador de Escola Conectada do Ministério da Educação (MEC). Posição é resultado da ampliação da conectividade das unidades educacionais da Rede Municipal de Educação (RME), feita pela Prefeitura de Goiânia, por meio do Programa Escolas Conectadas, iniciativa vinculada à Política de Inovação Educação Conectada (Piec).

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), todas as escolas e CMEIs estão conectadas à internet e contam com serviços informatizados. A iniciativa beneficia mais de 110 mil estudantes e 7 mil profissionais da educação, impulsionando práticas pedagógicas inovadoras, o uso de plataformas digitais e o fortalecimento da aprendizagem mediada pela tecnologia. O objetivo é garantir que a conexão possa ser efetivamente usada para fins pedagógicos.

O resultado do comparativo entre escolas municipais das capitais brasileiras indicou que Goiânia está em segundo lugar, com 92% das unidades da capital dentro dos parâmetros adequados, sendo 72% no nível mais alto na escala de valores. Os critérios avaliados são: infraestrutura de energia elétrica adequada à conexão desejada, velocidade mínima monitorada compatível com necessidades das escolas e rede de Wi-Fi estável e bem distribuída por toda a escola.

Escolas Conectadas

O Programa Escolas Conectadas é um projeto federal que garante repasse anual de até R$ 3.892,00 às unidades educacionais dos estados e municípios, conforme o número de matrículas de estudantes. A verba é destinada à ampliação da conectividade e à aquisição de tecnologias digitais, fortalecendo o uso pedagógico desses recursos em sala de aula.

Após a adesão das escolas e Cmeis ao Piec, as instituições passam a receber o recurso por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Conforme explica Vanderlei Antônio das Chagas, coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional da SME, esse investimento é essencial para o uso pedagógico da internet.

“A internet é mais uma ferramenta no processo educacional que garante a cidadania das crianças e dos estudantes, porque ela tem a capacidade de aproximar, facilitar, possibilitar e viabilizar um contato mais direto desses cidadãos com o mundo. A prefeitura de Goiânia vai instalar lousas digitais nas escolas municipais e uma internet eficiente favorece o seu uso como recursos didático-pedagógico”, ressalta.

A SME tem buscado parcerias para modernizar a educação municipal e acompanhar os avanços tecnológicos. Além do Escolas Conectadas, a secretaria participa de outros programas do MEC, como o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), Aprender Conectado e Wi-Fi Brasil. Esses projetos atuam em três dimensões - formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura -, consolidando a integração entre tecnologia e aprendizagem na Rede Municipal.

Fotos: Divulgação/SME / Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia

 

 

 

 

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook