7
Visto
Visto
Aparelhos termovisores identificam pontos de aquecimento com precisão, permitindo ação preventiva da companhia antes de possíveis falhas

A Equatorial Goiás segue avançando no uso de tecnologias que fortalecem a segurança e a confiabilidade do sistema elétrico no estado. Entre as principais ferramentas utilizadas nas rotinas de manutenção preventiva está o termovisor, equipamento capaz de identificar pontos de aquecimento em conexões e componentes da rede. Com essa tecnologia, as equipes conseguem agir com rapidez para corrigir falhas antes que elas evoluam e provoquem interrupções no fornecimento de energia.
De acordo com gerente de Manutenção e Automação da Equatorial Goiás, César Dávila, a inspeção tem se mostrado uma técnica eficaz nos trabalhos preventivos.
“Com o uso de termovisores, é possível identificar com precisão os chamados pontos quentes da rede elétrica, que indicam potenciais falhas nos equipamentos. A partir desse mapeamento, a companhia consegue programar as manutenções de forma preventiva e direcionada, o que garante mais eficiência às operações e maior segurança para todo o sistema elétrico", explica o gerente.
Inspeções sem interromper o fornecimento
O termovisor é um dispositivo que capta a radiação infravermelha emitida por objetos e converte em imagens térmicas. Elas permitem visualizar, em diferentes cores, onde há maior concentração de calor em estruturas como transformadores, cabos e conexões. “Esse mapeamento por meio da radiação infravermelha é extremamente preciso e nos ajuda a planejar a substituição de equipamentos no momento ideal, garantindo maior confiabilidade ao sistema”, destaca César.
Uma das principais vantagens desta tecnologia é a possibilidade de realizar inspeções sem a necessidade de interromper o fornecimento de energia. Assim, a rede é monitorada sem impacto para os clientes.
Investimentos em tecnologia
Como parte de seu compromisso com a modernização da infraestrutura elétrica, a Equatorial Goiás implementou ações para incrementar a performance do sistema elétrico no Estado. Somente em 2024, a companhia investiu mais de R$ 13 milhões na automação da rede e hoje conta com quase oito mil equipamentos telecomandados em linhas de distribuição e subestações, que integram um amplo plano de automação.
Ações de reconstrução da rede elétrica do estado
Com cerca de 230 mil quilômetros de extensão, o sistema elétrico goiano passa por uma modernização histórica. A Equatorial Goiás já investiu mais de R$ 5,3 bilhões na rede, modernizando subestações e entregando novas estruturas em todo o estado. Só no segundo trimestre de 2025, foram mais de 240 mil ações concluídas, ultrapassando em 83% a meta do período. A população pode acompanhar, em tempo real, o avanço das obras do plano de reconstrução por meio do portal Trabalhômetro: https://trabalhometro- equatorialgo.com.br/
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².
Comments
0 comment