Encontro em Brasília promove educação digital e midiática com estudantes do “Escola das Adolescências”

Encontro em Brasília promove educação digital e midiática com estudantes do “Escola das Adolescências”

Iniciativa é promovida pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com o Ministério da Educação e a Unesco Educação

1. Encontro em Brasília promove educação digital e midiática com estudantes do “Escola das Adolescências”

Ao longo dos dois dias, os 27 jovens participaram de oficinas e atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades digitais e midiáticas - Foto: Divulgação SPDigi/Secom-PR

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) promoveu o encontro “Participação e Educação Digital e Midiática das Adolescências”, para estudantes, em Brasília. A iniciativa faz parte do programa Escola das Adolescências, realizado em parceria com o Ministério da Educação e a Unesco Educação.

Ao longo dos dois dias, os 27 jovens participaram de oficinas e atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades digitais e midiáticas. A primeira atividade foi conduzida pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, que apresentou o OctoStudio e estimulou os estudantes a explorar ferramentas de criação digital de forma criativa e autoral. Em seguida, o Instituto Alana realizou uma oficina sobre Design Ético e ECA Digital, promovendo discussões sobre bem-estar, direitos, responsabilidades e relações saudáveis com a tecnologia. As experiências incentivaram reflexões críticas e trocas entre os adolescentes sobre o papel das mídias e das plataformas digitais na vida cotidiana.

O grupo também visitou a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Palácio do Planalto. Na EBC, eles conheceram os bastidores da produção jornalística e compreenderam o funcionamento da comunicação pública. Já no Palácio do Planalto, os adolescentes conheceram espaços institucionais que integram a rotina das decisões políticas do país.

CIDADÃOS DIGITAIS — “Foi importante proporcionar para os adolescentes uma vivência que contemplou tanto uma visão crítica sobre as mídias quanto o desenvolvimento de habilidades técnicas sobre como produzir informação íntegra”, afirmou Mariana Filizola, coordenadora-geral de Educação Midiática da Secom. “Esperamos que essa experiência permita que eles se apropriem do fazer comunicação com o protagonismo que eles devem ter enquanto cidadãos digitais e embaixadores do Escola das Adolescências”, concluiu.

SEGUNDO DIA — O segundo dia do encontro apresentou aos estudantes o Acampamídia – Educação Digital e Midiática para as Adolescências, curso online de 40 horas que será disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec) e que foi co-criado com adolescentes. A formação propõe uma jornada gamificada por trilhas de aprendizagem que exploram identidade digital, funcionamento das plataformas, leitura crítica das mídias, produção audiovisual e fundamentos de Inteligência Artificial.

O estudante Artur Felipe Marques Costa, morador do Espírito Santo, reforçou a importância de participar do processo de cocriação da formação: “É uma grande oportunidade para nós, adolescentes da rede estadual pública, entendermos como funciona a criação desses cursos e sentir que estamos participando de uma política pública. E eu acredito que estarmos aqui ao longo desses dias é também uma forma de abrir portas para aprendermos mais sobre educação midiática, sobre como funcionam as mídias e todas as questões do digital”, disse.

ACAMPAMÍDIA — Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), às Diretrizes do CNE e às competências digitais da Unesco, o curso busca desenvolver autonomia crítica, criatividade, ética e participação cidadã no mundo digital, estimulando práticas seguras, colaborativas e responsáveis. Organizado em módulos que combinam teoria, desafios, quizzes e atividades práticas, o Acampamídia auxilia estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental a compreender, utilizar e criar tecnologias de forma significativa, reflexiva e ética, fortalecendo o protagonismo estudantil e a formação para a cidadania digital.

COCRIAÇÃO — A coordenadora-geral de Ensino Fundamental no Ministério da Educação, Tereza Santos Farias, ressaltou a centralidade da participação estudantil no processo: “A cocriação de um curso inédito que vai ser lançado no mês de abril de 2026 vai fomentar, estimular e ampliar as aprendizagens dos estudantes sobre essa temática tão importante para uma convivência mais saudável com o universo digital, onde plataformas e redes atravessam todo o nosso cotidiano. A gente está muito feliz em receber todos os 27 estados do Brasil para fazer o aprimoramento presencial dessas experiências formativas.”

VALIDAÇÃO — De acordo com Maria Rehder, Oficial de Projetos da Unesco no Brasil, o evento contribui para a validação inicial do curso Acampamídia – Educação Digital e Midiática para as Adolescências que está sendo desenvolvido e será disponibilizado no Avamec.

“Esse é o primeiro curso de educação digital e midiática que agrega o marco de competências global da Unesco de inteligência artificial na educação para estudantes. Estamos utilizando metodologias de educomunicação, de Paulo Freire, territorializando o currículo de alfabetização midiática e informacional da Unesco para a realidade brasileira. Esse encontro materializa essa cocriação, e a ideia é que em abril já esteja disponibilizado no Avamec para todo o Brasil”, destaca Maria.

AÇÕES DE INTEGRAÇÃO — O encontro e o curso integram as ações do Grupo de Trabalho de Participação e Educação Digital e Midiática, composto pela Secom junto ao MEC, Unesco, universidades e organizações da sociedade civil. O grupo é responsável por desenvolver estratégias nacionais para apoiar adolescentes na construção de uma relação crítica, criativa e equilibrada com as tecnologias digitais.

Banner Responsivo 300x250

Conteúdo da página

Conteúdo de exemplo — substitua com o seu.

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook