Do primeiro exame ao parto: Saúde de Aparecida reforça a linha de cuidados com as gestantes

Do primeiro exame ao parto: Saúde de Aparecida reforça a linha de cuidados com as gestantes

Fortalecer o cuidado materno, melhorando a assistência pré-natal e a vinculação com a rede de saúde

Profissionais e gestores participam de visitas técnicas e capacitações para aprimorar o acolhimento e as orientações às gestantes, alinhando fluxos de atendimento e qualificando o pré-natal na rede municipal de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) tem promovido, desde o início de setembro, encontros técnicos entre profissionais das 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e da Maternidade Municipal, localizada no Setor Garavelo Residencial Park. O objetivo é fortalecer a linha de cuidado materna, aprimorando a assistência no pré-natal e reforçando a vinculação das gestantes com a rede de atenção.

A programação dos encontros técnicos conta com dois momentos distintos: Gestores das UBS’s participam de visitas voltadas para a organização administrativa da Maternidade, enquanto as equipes de saúde percorreram enfermarias, setores de internação e ambulatórios, vivenciando na prática o percurso da gestante dentro da rede. 

Mais segurança e tranquilidade 

De acordo com o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, a iniciativa busca aproximar a Atenção Primária dos serviços especializados da Maternidade.

“Queremos, também, garantir que as gestantes conheçam o fluxo de atendimento desde a UBS até a Maternidade, compreendam como funcionam as consultas, exames e internações e tenham a segurança de estar amparadas em todas as etapas da gestação”, destaca ele. 

Nesse sentido, seguindo o fluxo normal da rede, o início do pré-natal acontece nas UBS’s, que funcionam em porta aberta para acolher qualquer gestante assim que a gravidez é confirmada. É na unidade básica que se realizam as primeiras consultas, exames e orientações essenciais. Daí, à medida que a gestação avança, especialmente no terceiro trimestre, a mulher é encaminhada para a visita de vinculação na Maternidade Municipal. Esse encontro finaliza a preparação para o parto, permite conhecer a estrutura, as equipes e os fluxos de atendimento, garantindo que a futura mãe chegue ao momento do nascimento com tranquilidade e confiança.

Pré-natal: atenção fundamental

O fortalecimento do pré-natal é um dos principais focos das capacitações com gestores e equipes, e, “como parte da preparação para o parto, quando a gestante entra na Maternidade antes do dia do nascimento do bebê e percebe que não é um lugar desconhecido, isso diminui a ansiedade, aumenta a confiança e ajuda a família a se preparar melhor para esse momento especial”, enfatiza a enfermeira do Departamento de Ciclos de Vida, Mara Rúbia Manzan.

O ginecologista Guilherme Lázaro, da equipe da Superintendência de Atenção à Saúde, reforça que esse contato prévio das mães com o local do parto, em sintonia com o trabalho das equipes, é altamente positivo:

“Saber onde será acolhida, ver a estrutura e entender como funciona cada etapa do atendimento, traz uma tranquilidade muito importante para a mãe e para o bebê”.

A integração entre UBS’s e Maternidade consolida o entendimento de que o pré-natal representa um cuidado indispensável com a vida da mãe e do bebê, desde o primeiro atendimento até o dia do parto.

“A participação nas consultas e a atenção às orientações fornecidas nelas e no acolhimento na Maternidade são compromissos que realmente fazem toda a diferença”, conclui a enfermeira Mara Rúbia Manzan.

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook