menu
Confira equipes selecionadas para Hackaton de combate à desinformação sobre mudanças do clima
Estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, de todas as regiões do país, vão competir em Brasília, entre 6 e 8 de novembro.

Cinco equipes foram selecionadas para a 2ª etapa do Hackaton Pop 2024, que promove combate à desinformação sobre mudanças climáticas entre jovens de todo o Brasil. Foram mais de 80 equipes inscritas em todas as regiões brasileiras. A etapa acontecerá presencialmente em Brasília (DF), entre 6 e 8 de novembro, com a participação das cinco equipes selecionadas, uma de cada região.

Confira as equipes selecionadas:

Norte: Equipe Eco Guardiões, da Escola Estadual Eliana Socorro Pacheco Braga, de Manaus (AM), que pontuou 145,5/150.

Nordeste: Equipe Oby Verde e Azul, da instituição Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) São José de Ribamar, de São José de Ribamar, Maranhão. A equipe obteve a pontuação 140/150.

Centro-Oeste: Equipe Guardiões da Informação, do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Inhumas (Inhumas, Goiás). A pontuação alcançada foi 142,5/150.

Sul: Equipe EcoScan, da instituição Escola de Educação Básica Casimiro de Abreu, de Campo Belo do Sul, Santa Catarina. A pontuação do time foi 146/150.

Sudeste: Equipe Protagonistas do Clima, da instituição EMEF/EJA Professora Maria de Fátima Faria Área, de Campinas, São Paulo. A pontuação deles foi 150/150.

PLANO DE AÇÃO — Ao longo da 2ª etapa, será realizado o encontro das equipes participantes com mentores especialistas que serão indicados pelo Comitê Organizador do Hackaton. O objetivo é que as equipes aprimorem o Plano de Ação apresentado na etapa anterior e desenvolvam algum dos produtos da solução proposta no Plano. Espera-se também que as equipes apresentem seu trabalho durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

O Plano de Ação corresponde ao documento a ser elaborado por cada equipe, submetido durante a Etapa 1 e aprimorado na Etapa 2 do Hackaton. Deve responder ao seguinte problema: “Como combater a desinformação sobre mudanças do clima considerando a sua realidade local?”

Além disso, as atividades da etapa 2 irão incluir momentos de acolhimento, debates abertos e oficinas. A apresentação da solução proposta será em formato de livre escolha de cada equipe e ocorrerá no dia 08 de novembro de 2024, durante as atividades da 21ª SNCT, em Brasília (DF).

A iniciativa busca fomentar o protagonismo juvenil e a autoria no combate à desinformação, preparando as novas gerações para lidarem com esse crescente desafio. Confira as regras do Hackaton no regulamento e em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: . Para mais informações, acesse o site do evento: https://semanact.mcti.gov.br/hackaton/.

HACKATON — Parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2024 (SNCT), o hackathon, organizado pelo o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Secretaria de Políticas Digitais (SPDIGI) da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) e Ministério da Educação (MEC), é voltado para estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio de escolas da rede pública de ensino. O objetivo é engajar a juventude no combate às fake news e destacar o uso da informação como ferramenta de desenvolvimento.

Fundador do Jornal Local 2010, Andreazza Joseph, iniciou sua jornada no ramo da comunicação em 2002, Bacharel em Direito, além de cordelista e multi-instrumentista. Tem um olhar atento para as questões políticas, culturais e sociais de destaque.

Comments

https://jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!