Avaliação positiva do turismo nacional cresce no atual governo e chega a 55%

Avaliação positiva do turismo nacional cresce no atual governo e chega a 55%

Levantamento da AtlasIntel/Bloomberg reforça o impacto das políticas públicas e de iniciativas de estímulo ao turismo em todo o país. Outra pesquisa aponta que 63% dos turistas mantiveram ou aumentaram a frequência de viagens no atual governo

1. Avaliação positiva do turismo nacional cresce no atual governo e chega a 55%

De acordo com a Anac, de janeiro a julho, 57 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos brasileiros, alta de 8% em relação ao mesmo período do ano passado - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O turismo brasileiro vive um dos momentos mais positivos de sua história. É o que revela um levantamento da AtlasIntel/Bloomberg, divulgado nesta quinta-feira, 28 de agosto. A avaliação positiva da área saltou de 35% na gestão passada para 55% no atual governo, consolidando o turismo como um dos setores de maior aprovação da administração federal.

O índice reforça o impacto das políticas públicas e de iniciativas de estímulo ao turismo nacional, como a ampliação da conectividade aérea, investimentos em infraestrutura e programas de incentivo, como o desconto de 15% em hospedagem para mulheres viajantes solo e para professores, além do apoio à comercialização pelo Feirão do Turismo.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou que o turismo tornou-se um dos pilares do desenvolvimento do país. “O salto mostra que os brasileiros reconhecem os avanços que estamos construindo juntos. Nunca se investiu tanto em ampliar a conectividade, valorizar nossos destinos e gerar emprego e renda por meio do setor", declarou.

O cenário é confirmado também pela pesquisa Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, encomendada pelo Ministério do Turismo e apresentada na última semana durante a abertura do 9º Salão do Turismo, em São Paulo. O estudo mostra que 55 milhões de brasileiros realizaram pelo menos duas viagens desde 2023, revelando um crescimento consistente no turismo doméstico.

FREQUÊNCIA — Outro dado relevante é que 63% dos turistas mantiveram ou aumentaram a frequência de viagens no atual governo. Dentro desse grupo, um em cada quatro brasileiros passou a viajar mais – o que representa cerca de 18 milhões de pessoas explorando novos destinos pelo país.

A pesquisa Nexus também aponta que quase um terço dos viajantes frequentes percebe melhora na qualidade das viagens, reflexo do aumento do orçamento das famílias voltado ao turismo. Mais da metade dos entrevistados (55%) afirma ter ampliado os gastos com viagens, enquanto um em cada três diz ter elevado significativamente esse investimento. O estudo relaciona esse resultado à maior acessibilidade em passagens, hospedagens e alimentação, além da elevação da renda familiar.

IMPACTO — Mais um dado expressivo é de que cerca de 74 milhões de brasileiros reconhecem avanços no turismo desde 2023, resultado de medidas como o programa Conheça o Brasil: Voando e Realiza, descontos de 15% para mulheres em viagens solo e para professores, e políticas de regionalização e promoção de destinos nacionais.

AMOSTRAGEM — A pesquisa realizada pela AtlasIntel/Bloomberg entrevistou 6.238 pessoas com 16 anos ou mais, entre 20 e 25 de agosto, de forma on-line e aleatória. A margem de erro é de 1 ponto percentual e o nível de confiança é de 95%.

Com duas pesquisas apontando para o mesmo diagnóstico, o turismo consolida-se como um setor estratégico da economia nacional e símbolo de aprovação e confiança no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

DADOS DO SETOR — Entre janeiro e julho de 2025, o país recebeu 5.952.254 turistas estrangeiros, um recorde histórico que representa um crescimento de 47,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Esses mesmos visitantes deixaram no país um total de R$ 26,4 bilhões (equivalente a US$ 4,883 bilhões) em despesas com hospedagem, alimentação, transporte, lazer e compras.

VAGAS FORMAIS — Nos primeiros sete meses de 2025, o Brasil registrou a criação de 121.377 empregos com carteira assinada em atividades ligadas ao turismo em todo o país, o maior número desde o início da atual gestão do Governo Federal. As vagas são em setores como transporte aéreo, agências de viagem, alojamento e alimentação, entre outros. Em 2023, no mesmo período, foram criadas 118.342 vagas. Já em 2024, em sete meses, foram criados 110.011 postos de trabalho com carteira assinada.

MAIS PESSOAS VIAJANDO PELO BRASIL — No turismo doméstico, os indicadores também são positivos. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de janeiro a julho, 57 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos brasileiros, alta de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Somente em julho, 9 milhões de pessoas viajaram pelo país em voos nacionais.

Jornal Local
Official Verified Account

Comments

https://jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook