1. Aeroporto do Galeão (RJ) bate recorde de turistas internacionais, com mais de 473 mil desembarques
Aeroporto do Galeão (RJ) registrou o maior fluxo de turistas internacionais no primeiro bimestre de 2025 - Foto: Arquivo / MTur
Mais de 473 mil turistas internacionais desembarcaram no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), nos dois primeiros meses de 2025. Esse é o maior volume de estrangeiros para o período desde 1977. O aeroporto tem recebido novos voos desde 2023, após um processo de reestruturação da malha aérea que atende a capital fluminense.
De acordo com a concessionária RIOGaleão, o levantamento não inclui totalmente os números da época do Carnaval, no início de março. O trabalho de reestruturação incluiu a redistribuição da quantidade de viagens operadas no Aeroporto Santos Dumont, também situado na capital fluminense, e contou com a participação do Ministério do Turismo (MTur), da Prefeitura Municipal do Rio, e outros órgãos do Governo Federal.
O ministro Celso Sabino (Turismo), destacou os benefícios da união de esforços na área. “Os dados mostram, mais uma vez, o quanto é efetivo o amplo diálogo entre as diferentes esferas do poder público. O Galeão reafirma a sua condição de grande porta de entrada de turistas internacionais no Brasil e contribui para o alcance de resultados inéditos no setor”, enfatizou.
NACIONAL — Os números de turistas estrangeiros também bateu recorde a nível nacional. No primeiro bimestre de 2025, o Brasil contabilizou a maior entrada de turistas internacionais da história, com 2,81 milhões de chegadas de pessoas de outros países aos destinos nacionais. O número representa um crescimento de 57% comparado ao mesmo período de 2024, de acordo com dados do MTur, Embratur e Polícia Federal.
AÇÕES — O Ministério do Turismo desenvolve várias ações no sentido de incrementar a conectividade aérea do Brasil junto a outros países. Uma delas é o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), iniciativa em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Embratur. No primeiro edital do PATI, no ano passado, houve um investimento de R$3,3 milhões e a captação de mais de 70 mil assentos em voos estrangeiros rumo ao Brasil.
CAMPANHAS — O MTur também tem firmado protocolos de intenções com empresas aéreas nacionais, no âmbito do Programa “Conheça o Brasil: Voando”, para ampliar a oferta de “stopover”. A modalidade permite visitar uma cidade intermediária antes de chegar ao destino final, utilizando a mesma passagem. A cooperação envolve, ainda, campanhas conjuntas de marketing para promover destinos brasileiros e a plotagem de aeronaves com imagens de destinos locais, entre outras ações.
VISIBILIDADE — A estratégia do Governo Federal de ampliar a visibilidade do Brasil no cenário turístico global ganhou um novo reforço no mês de março, com o início das atividades do Escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro (RJ). Fruto da articulação do MTur, a unidade é a primeira representação da entidade nas Américas e no Caribe e será essencial para atrair visitantes, eventos e investimentos à região.
Comments
0 comment