A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou mais de 2 milhões de atendimentos em saúde em 2025. Neste ano, foram realizados 2.131.452 atendimentos na rede de atenção primária e de urgência e emergência. A prefeitura lançou ainda a ferramenta Mais Saúde Goiânia para tornar mais fácil e rápido o agendamento de consultas na capital.
“Um dos nossos compromissos é a transformação da saúde, e já investimos mais de R$ 828 milhões em saúde neste ano. Assumimos com um cenário de uma cidade totalmente destruída, com a saúde em intervenção. Mesmo diante de uma dívida de quase R$ 5 bilhões, o trabalho tem resgatado a confiança do goianiense na gestão pública”, afirma o prefeito Sandro Mabel.
Composta por mais de 100 unidades de saúde, a rede de atenção primária do município realizou neste ano 1.124.006 consultas ambulatoriais, sendo 30.235 com pediatra, 39.032 com ginecologista e 1.054.739 com clínico geral e médico generalista. Segundo a Secretaria, ainda foram realizados 1.007.446 atendimentos de urgência e emergência, entre adultos e crianças.
Mais Saúde Goiânia
Lançado no último dia 24 de novembro, o Mais Saúde Goiânia, serviço de agendamento disponível no aplicativo Prefeitura 24h, soma 3.699 consultas agendadas em apenas 15 dias de operação. A nova plataforma possibilita que os usuários marquem consultas com clínico geral, pediatra, ginecologista e médico generalista pelo celular e no conforto de casa.
A rede de atenção básica de Goiânia oferta mensalmente cerca de 28 mil consultas. O agendamento por meio do aplicativo é destinado a usuários já cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS). Quem ainda não possui o registro, deve comparecer a uma unidade básica de saúde e fazer o cadastro junto ao Ministério da Saúde para receber atendimento na rede.
No SUS, as especialidades médicas com agendamento direto pelo cidadão são clínica médica, ginecologia, pediatria e medicina da família e comunidade. As demais especialidades são acessadas após consulta com clínico geral, que fornece o encaminhamento ao especialista.
O encaminhamento é avaliado pelo Complexo Regulador Municipal, que realiza o agendamento das consultas conforme a prioridade do caso. Para reduzir o tempo de espera, a prefeitura implementou o Programa Mais Acesso a Especialistas com mais de 18 mil pacotes de serviços ofertados.
Fotos: Alex Malheiros / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia