A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), divulga o balanço da Operação Esquina Segura, realizada ao longo de outubro em diversos bairros da capital. A ação resultou em 2.294 autos de infração por estacionamento em esquinas ou a menos de cinco metros do alinhamento da via transversal e 34 remoções de veículos com guincho para o pátio da secretaria, casos considerados mais graves, por comprometerem diretamente a segurança de quem trafega pelas ruas de Goiânia.
Segundo o gerente de Fiscalização de Trânsito da SET, Eduardo Mariano, a operação buscou reduzir os riscos de acidentes e reforçar o respeito à legislação de trânsito. “O carro parado na esquina reduz a visibilidade do cruzamento e obriga outros motoristas a fazerem manobras arriscadas. O resultado nem sempre é bom, pois aumenta as chances de acidentes. É uma infração que a pessoa que estaciona talvez não imagine a gravidade e é por isso que nossas equipes atuaram de forma rigorosa durante todo o mês”, explica.
“Um motociclista foi atropelado em um cruzamento onde havia carros estacionados nas esquinas, e foi isso que impediu a visibilidade do motorista que avançava. O motociclista estava em alta velocidade e perdeu a vida com a batida. É muito triste uma pessoa morrer diante da imprudência, pois seria algo evitável. Situações como essa mostram a importância de manter as esquinas livres, por uma questão de segurança e de respeito à vida”, completa o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu.
A Operação Esquina Segura integra o calendário de ações temáticas da SET, que ao longo do ano realiza campanhas educativas e fiscalizatórias voltadas à preservação da vida e à melhoria da mobilidade urbana em Goiânia.
Fotos: Divulgação/SET / Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) – Prefeitura de Goiânia