Caiado destaca políticas de controle e transparência em Goiás durante encontro que reúne órgãos fiscalizadores

Governador participou da abertura do XXI Encontro Nacional de Controle Interno em Goiânia e ressaltou a adoção de práticas de compliance público que levaram Goiás a liderar rankings nacionais de transparência e prestação de contas

O governador Ronaldo Caiado destacou, nesta quarta-feira (24/9), as políticas de controle e transparência que levaram Goiás a liderar rankings nacionais, durante a abertura do XXI Encontro Nacional de Controle Interno, em Goiânia. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), reúne representantes de 68 controladorias brasileiras, entre elas a Controladoria-Geral da União (CGU), para debater transparência, integridade e eficiência na aplicação dos recursos públicos.

“No primeiro dia de governo implantamos o compliance público para antecipar problemas. Nossa política é motivar as pessoas a entenderem a necessidade do controle e a importância da CGE para respaldar as ações do governador, junto com a Procuradoria-Geral do Estado e com a Secretaria de Segurança Pública. O resultado é um Estado sem obras paralisadas”, afirmou Caiado.

O governador pontuou que a CGE não deve ser apenas um órgão fiscalizador.

“Peço sempre que seja inovadora e propositiva. O que a sociedade deseja é a aplicação correta dos recursos. A sociedade não aguenta mais a ineficiência da máquina pública. Em Goiás implantamos um método diferente. Amanhã vou inaugurar o maior centro de tratamento de câncer infantil do país, tudo construído em apenas 25 meses”, acrescentou.

O chefe do Executivo goiano ressaltou que essas políticas foram responsáveis por colocar o Estado na liderança dos rankings nacionais de transparência.

“Goiás é o único estado do Brasil a atingir 100% de pontuação e o selo Diamante no Radar da Transparência Pública da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon)”.

O Estado também alcançou, pela terceira vez consecutiva, a primeira colocação no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Tesouro Nacional, com nota A e 100% de pontuação.

O controlador-geral do Estado, Marcos Tadeu, destacou as frentes que sustentam a cultura de integridade no governo.

“Não nos limitamos à conformidade. Hoje fazemos gestão de riscos em todos os órgãos e entidades, atuamos na prevenção com auditorias e correições e promovemos governo aberto — nossos portais são atualizados e focados em informações essenciais ao cidadão”. Ele também citou a cooperação institucional em momentos críticos. “Na pandemia, enviamos equipe até o fornecedor para conferir respiradores e só então efetuamos o pagamento online, protegendo o erário”, pontuou.

Para o presidente do Conaci, Edmar Camata, o encontro consolida a evolução do controle interno no país. “Este é o maior evento anual do Conselho e, acima de tudo, muito técnico. O controle interno mudou: hoje tem uma nova visão, baseada na inovação. Não chega apenas depois das irregularidades — serve à sociedade de forma preventiva e inovadora, evitando o desvio. É um controle que dialoga com os temas mais relevantes do Brasil atualmente”, pontuou.

Fotos: Rômullo Carvalho / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás