Operação Cidade Segura já mobilizou 38 empresas para regularização da rede aérea em Goiânia

Aumento da participação das operadoras contribuiu para a regularização de quase 4,4 mil postes e retirada de 110,7 toneladas de fios inservíveis na capital

A Operação Cidade Segura já mobilizou 38 empresas de telecomunicações para ações de regularização da rede aérea em Goiânia. Coordenado pela Agência de Regulação (AR), o programa da Prefeitura de Goiânia  reúne operadoras, concessionária de energia e órgãos de fiscalização em frentes de trabalho voltadas à organização da fiação dos postes e retirada de estruturas sem utilização.

Desde o início da operação, em outubro de 2025, novas empresas passaram a integrar os mutirões realizados em diferentes regiões da cidade. Os trabalhos já resultaram na regularização de 4.396 postes e alcançaram 119,69 quilômetros de vias urbanas. Entre os principais corredores atendidos estão as avenidas T-63, Mangalô, 24 de Outubro, 85, Bernardo Sayão, Marechal Rondon, Senador Jaime e, por último, a Região da 44.

Segundo a AR, a participação das empresas tem permitido ampliar o alcance das ações e acelerar os trabalhos de adequação da infraestrutura instalada nos corredores urbanos da capital.

"A operação foi estruturada para reunir todos os responsáveis pela ocupação da rede aérea em uma mesma frente de trabalho. A adesão das empresas ao longo dos últimos meses tem contribuído para ampliar o alcance das ações em diferentes regiões de Goiânia", destaca o presidente da Agência de Regulação, Hudson Novais.

A atuação conjunta permite identificar cabos sem uso, reorganizar redes ativas e remover estruturas que permaneciam instaladas mesmo após a desativação dos serviços. Até o momento, as equipes já retiraram 110,7 toneladas de materiais da rede aérea. As ações são acompanhadas pela Agência de Regulação e pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), com fiscalização do cumprimento das normas que regulamentam o compartilhamento dos postes. Após a retirada, os materiais são encaminhados à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), responsável pela destinação adequada dos resíduos.

Foto: Alex Malheiros/Secom / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia