Mabel visita Mutirama e acompanha operação do parque durante as férias

Mutirama está em funcionamento de quarta a domingo e recebe gratuitamente estudantes da rede municipal de ensino. Após recuperação estrutural, técnica e operacional, parque oferece 22 atrações

O prefeito Sandro Mabel visitou, nesta sexta-feira (24/7), o Parque Mutirama para acompanhar o funcionamento do espaço de recreação após a reestruturação promovida pela Prefeitura de Goiânia. Reaberto no último dia 17 de julho, o Mutirama já recebeu 3,4 mil crianças da rede municipal de ensino, de forma gratuita.

"Quando assumimos a gestão, o Mutirama estava completamente deteriorado. Havia apenas seis brinquedos funcionando e todos apresentavam riscos. Tivemos praticamente que reconstruir o parque para colocá-lo em condições de receber as famílias com segurança. Agora, o espaço está reaberto com praticamente todas as atrações em funcionamento, equipes treinadas e muita alegria para as crianças durante as férias", afirmou o prefeito Sandro Mabel.

Após o amplo processo de recuperação do parque, o Mutirama opera com 22 brinquedos totalmente reformados. Ao todo, foram aplicados R$ 550 mil na recuperação das estruturas, instalação de novos sistemas de segurança e adequação das atrações, o maior investimento da história do parque. A Associação Empresarial da Rua 44 (AER44) também fez uma doação de R$ 450 mil à prefeitura para a reforma dos brinquedos.

Abertura oficial

O prefeito explicou que a abertura oficial do parque para toda a população está prevista para outubro, durante as comemorações do aniversário de Goiânia. Até lá, o Mutirama seguirá em operação gradual, permitindo que as equipes concluam o processo de adaptação e garantindo o pleno funcionamento das atrações. O titular da Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias (Segenp), José Neto, ressaltou que a recuperação promovida pela prefeitura alcançou toda a estrutura do parque. 

"Não foram apenas os brinquedos. Bancos, geradores, bebedouros, banheiros e toda a estrutura do parque recebeu reparos e passou por testes de funcionamento e segurança. Hoje temos diversas atrações em funcionamento e uma gestão mais eficiente dos serviços de manutenção para garantir o acompanhamento das operações de forma permanente”, disse o secretário executivo. “Estamos com a licitação da Casa Mal-Assombrada em andamento e vamos inaugurar, em breve, o Mutiraminha, um espaço com piso emborrachado e brinquedos modernos pensado para as crianças", destaca.

Entre os visitantes do dia, estavam Brian e Miguel, que se divertiram nos brinquedos. Brian destacou a variedade de atrações e contou que já havia passado por cerca de dez atrações durante a visita.

"Aqui é muito bom porque tem vários brinquedos. Alguns eu não posso ir porque já cresci, mas estou adorando", relatou. Já Miguel, disse que conhecia o parque pelas histórias contadas pelos pais e comemorou a oportunidade de visitá-lo. "Meus pais sempre falavam que o Mutirama era muito bom. Já fui no avião, no tobogã e no Splash. Estou me divertindo bastante", afirmou. 

Novos parques e revitalização do Centro

Durante a visita, Mabel afirmou que a prefeitura pretende ampliar a oferta de espaços de lazer em Goiânia com a implantação de novos parques em diferentes regiões da cidade, especialmente em  bairros mais afastados. Segundo ele, a proposta é descentralizar os equipamentos para facilitar o acesso da população.

"Queremos fazer parques descentralizados, buscando principalmente as periferias. Tem muitas crianças que moram longe e não conseguem vir até o Mutirama. A ideia é levar esses espaços para mais perto da população", disse.

O prefeito também destacou que a revitalização do Mutirama faz parte do conjunto de ações voltadas para a recuperação da região central da capital. Entre elas estão o programa de incentivo à moradia no Centro, a requalificação da Avenida Paranaíba e a realização de eventos culturais e comemorativos no parque, como as festividades do aniversário de Goiânia, Natal, festas juninas e Dia das Crianças. A proposta é transformar o Mutirama em um dos principais espaços públicos para eventos da capital, fortalecendo o processo de revitalização do Centro.

Fotos: Alex Malheiros / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia