A gestão municipal investiu R$ 23,6 milhões na aquisição dos aparelhos e, ao final da entrega para toda a rede, cerca de 75 mil estudantes serão beneficiados com os tablets disponíveis nas escolas. Mabel afirmou, na ocasião, que a iniciativa integra projeto de modernização da educação em Goiânia.
“A educação é muito importante para todos nós e por isso estamos cuidando dela com tanto carinho. As escolas municipais estavam atrasadas em tecnologia e agora estamos caminhando para atualizar e elevar o nível do ensino e aprendizado, para que nossos alunos possam competir em igualdade com as outras instituições”, disse o prefeito.
A secretária municipal de Educação, Giselle Faria, explica que a inovação permite um ensino personalizado, que contemple as especificidades de cada estudante.
“Os tablets vêm num carrinho que transita pela escola toda e os meninos têm a oportunidade de trabalhar com tablet acoplado à lousa. Então é um jeito diferente de ter aula. A inteligência artificial dá conta também de dizer como é que esse aluno está e auxiliar na recuperação daquele aluno que está com deficiência na aprendizagem. Então, a gente usa a tecnologia para facilitar o trabalho do professor”, falou a secretária.
Em dezembro do ano passado, a rede municipal recebeu mais de 1.400 lousas digitais para serem utilizadas em sala de aula. O diretor da unidade Ary Ribeiro, Cláudio José da Silva, conta que as lousas já dinamizaram o ensino e que a tecnologia abre para as crianças uma janela para o futuro.
“Agora eles vão ter, praticamente, a lousa digital nas mãos. Então eles vão ter a capacidade de interagir com a professora de forma bem mais rápida e todos vão ser contemplados. Vão manusear e responder as atividades de forma individual e também coletiva através dos tablets. As possibilidades são infinitas, de pesquisa, de criação de projetos, de conhecimento histórico e cultural”, celebra o diretor.
Estudantes
Na opinião dos alunos, a novidade está aprovada. O estudante Messias Sousa Reis, de 10 anos, disse que agora “as aulas vão ficar ainda melhor e não vai dar preguiça de estudar. Vai evoluir muito as nossas aulas”. Laura Sabino, de 11 anos, compartilha da mesma expectativa.
“Os tablets vão nos incentivar a estudar ainda mais. Começou com as lousas digitais e agora eles estão deixando nossas aulas muito mais interessantes”, comemorou.
A solenidade contou também com a participação de vereadores. Para a vereadora Rose Cruvinel, a entrega de tablets e lousas digitais representa mais oportunidades para as crianças.
“Na educação municipal todo aluno tem condição de ter tudo o que precisa para se desenvolver”, afirmou a parlamentar. O vereador Wellington Bessa ressaltou que acompanha o salto de qualidade dos serviços na rede. “É uma evolução geral nas escolas e ficamos muito felizes com isso. O Mabel está fazendo uma gestão 360 graus na educação, cuidando da merenda, dos professores, dos administrativos, de tudo”, disse. Já Bruno Diniz deu um recado à criançada: “Aproveitem o tablet para aprender e também para se divertirem”.
Fotos: Alex Malheiros / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia