Operação Cidade Segura retira fios inservíveis da Avenida Jamel Cecílio

Ação emergencial já removeu 38 toneladas de cabos soltos em vias de grande circulação da capital

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência de Regulação de Goiânia (AR), concentrou ações da Operação Cidade Segura na Avenida Jamel Cecílio, na região do Jardim Goiás, uma das principais vias comerciais da capital. A avenida reúne grande fluxo de veículos e pedestres, além de lojas, empresas e serviços, e estava entre os pontos com maior volume de cabos soltos e caídos.

A retirada dos fios faz parte da operação que já removeu 38 toneladas de fios inservíveis em três meses. A ação é coordenada pela AR, em parceria com o Ministério Público de Goiás, Equatorial Energia, operadoras de telecomunicações e a Aspres.

O trabalho integra a primeira etapa emergencial da Operação Cidade Segura, com duração inicial de 90 dias. Na primeira fase, a operação priorizou situações emergenciais e pontos críticos, especialmente em avenidas comerciais com grande circulação, como 24 de Outubro, Bernardo Sayão, Marechal Rondon, Senador Jaime e Avenida 85. Agora, as equipes avançam para outras vias estratégicas da cidade, como a Jamel Cecílio.

Segundo o presidente da Agência de Regulação, Hudson Novaes, o volume retirado em curto período demonstra a dimensão do problema e ressalta que o trabalho emergencial se estenderá para atender toda a demanda.

“Em três meses nós retiramos 38 toneladas de fios em Goiânia. A demanda foi muito maior do que imaginávamos e por isso, vamos estender as ações centralizadas por mais 60 dias para atender o objetivo inicial.”, explicou. 

Para comerciantes da região, a ação tem impacto direto na segurança e na qualidade visual da cidade.

“Tinha muito fio no chão, carro batia, ficava espalhado no estacionamento. Isso é perigoso, ainda mais no período de chuva. Menos fio significa menos poluição visual. Isso valoriza a avenida e ajuda a atrair clientes para as lojas.”, comentou o empresário Santiago Martins, que atua na Avenida Jamel Cecílio.

Após a retirada, os fios são encaminhados à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), que garante a destinação ambientalmente adequada, incluindo o repasse a associações de catadores, conforme protocolo firmado com o Ministério Público.

A AR mantém um canal de denúncias para que a população informe sobre fios caídos em vias públicas. As solicitações podem ser feitas pelo telefone (62) 3416-2653, com envio de fotos, vídeos e endereço do local. 

Fotos: Divulgação/Secom/ Operação Cidade Segura retira fios inservíveis da Avenida Jamel Cecílio