Comurg remove mais de seis toneladas de entulho e galhos nos córregos Taquaral e do Fundo

Ação de desobstrução ocorreu após fortes chuvas do fim de semana que provocaram o acúmulo de lixo e troncos nos canais dos córregos

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) retirou mais de seis toneladas de entulho e detritos dos córregos Taquaral e do Fundo nesta segunda-feira (10/11). A ação emergencial foi realizada após as fortes chuvas do fim de semana, que acumularam lixo, troncos e galhos nos canais e nas proximidades das pontes, elevando o risco de inundações.

O maior volume de resíduos foi removido no Córrego do Fundo, nas proximidades da Avenida Mangalô, na Vila Finsocial, onde troncos e galhos bloqueavam o leito e ameaçavam causar novos alagamentos. No Córrego Taquaral, na Avenida Gabriel Henrique de Araújo, no Setor Goiânia Viva, as equipes recolheram lixo urbano e pedaços de madeira.

Após concluir o trabalho nesses pontos, as equipes seguiram no período vespertino para a Marginal Botafogo, considerada uma das regiões mais críticas durante o período chuvoso.

“Estamos concentrando equipes nos locais mais vulneráveis para atender situações emergenciais”, destaca o presidente da Comurg, Cleber Aparecido Santos.

Com a previsão de novas chuvas, o presidente da Comurg reforça o caráter preventivo da operação e pediu a colaboração da população. Segundo ele, o descarte irregular de lixo e entulho próximo de córregos e bocas de lobo deve ser evitado.

“O cidadão precisa depositar o lixo em locais adequados. Esse cuidado evita o entupimento das galerias, garante o escoamento da água e reduz o risco de transbordamentos”, orienta.

Fotos: Divulgação/Comurg / Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia