Prefeitura de Goiânia acolhe pessoas em situação de rua com abrigo emergencial durante período chuvoso

Espaço no Setor Oeste será ativado sempre que previsões indicarem chuvas intensas, conforme monitoramento da Defesa Civil Municipal

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), retomou os atendimentos no Abrigo Emergencial, situado na Rua 25-A, Setor Oeste. A ação faz parte do Plano de Contingência para o Período Chuvoso 2025/2026 e tem como objetivo garantir proteção e acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas em situação de rua.

O abrigo será acionado sempre que as previsões indicarem chuvas intensas, podendo o período de operação ser estendido conforme as condições climáticas, e ativado sempre que houver chuvas intensas na capital, conforme monitoramento da Defesa Civil Municipal. O local oferece estrutura completa e os atendidos recebem colchões, cobertores, lençóis limpos, alimentação, banho, itens de higiene pessoal e são encaminhados para serviços socioassistenciais da rede municipal.

As equipes de busca ativa atuam ainda, diariamente, para localizar pessoas em situação de rua, em parceria com o Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e a Defesa Civil Municipal, garantindo atendimento rápido e eficaz.

A secretária Erizania Freitas ressalta que o plano evidencia o compromisso da gestão com a dignidade humana e a proteção social.

“Nosso objetivo é assegurar que nenhuma pessoa em situação de rua fique desassistida diante das intempéries. O Plano de Contingência é atuação de forma articulada para garantir abrigo, segurança e acolhimento sempre que o clima exigir resposta imediata do poder público”, afirma.

Fotos: Divulgação/Semasdh / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia