Modelo pioneiro entre capitais brasileiras adota semáforos inteligentes e sincronização de tráfego que permitem ampliar em mais de 30% a velocidade média dos veículos nos horários de pico
A implantação da metronização nos corredores do BRT já beneficia mais de um milhão de passageiros por mês, transformando o transporte coletivo da capital em uma alternativa mais rápida e regular. O modelo, pioneiro entre as capitais brasileiras, adota semáforos inteligentes e sincronização de tráfego que permitem ampliar em mais de 30% a velocidade média dos veículos nos horários de pico, principalmente pela redução do tempo de parada nos cruzamentos.
Segundo o prefeito Sandro Mabel, Goiânia é a primeira capital do país a adotar o conceito de metronização no transporte coletivo, um modelo premiado no Connected Smart Cities 2025 e que serve de exemplo para outras cidades.
“Queremos implantar 240 quilômetros e já temos trechos em funcionamento”, afirmou. Atualmente, os trechos em operação atendem 1.081.605 usuários por mês.
No trecho que liga o Terminal Novo Mundo ao Terminal Praça da Bíblia, a velocidade média aumentou de 16,5 para 22,9 km/h, beneficiando cerca de 430 mil passageiros por mês. No trecho entre o Terminal Isidória e a Praça Cívica, a velocidade média passou de 15 km/h para 20,1 km/h, atendendo a mais de 650 mil usuários.
A metronização integra um conjunto de intervenções urbanas voltadas à melhoria da mobilidade, como a sincronização semafórica da Onda Verde, a implantação de faixas exclusivas para ônibus, que também podem ser utilizadas por motocicletas, e a criação de acessos Direita Livre. Juntas, essas medidas têm reduzido o tempo de viagem, aumentado a fluidez e melhorado a segurança viária.
Fotos: Alex Malheiros / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia