Prefeitura de Goiânia amplia atendimento infantil e população aprova medidaDesde 15 de janeiro de 2025, a Prefeitura de Goiânia passou a oferecer atendimento infantil 24h em todas as unidades de urgência e emergência. Com a medida, o número de atendimentos pediátricos aumentou em comparação ao período anterior e o tempo médio de espera para consultas infantis caiu de forma significativa. O Cais Campinas, principal unidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que recebia esse atendimento, por exemplo, registrou redução de 66,7% no tempo médio de espera por consulta infantil.
De acordo com o diretor técnico do Cais Campinas, Tiago Rezende, no ano passado foram registrados 51.070 atendimentos infantis entre janeiro e outubro apenas no Cais Campinas. Com a descentralização, esse número caiu para 37.532, no mesmo período deste ano. Essa diminuição reduziu ainda o tempo de espera, indo de 3h para menos de 1h.
“Cada uma das 13 unidades de saúde passou a contar com médico generalista ou pediatra exclusivo para crianças e adolescentes, garantindo assistência contínua e mais ágil”, afirma.
A melhoria no atendimento é percebida pelas famílias que utilizam os serviços. Camila Lima, mãe do pequeno Nicolas, elogiou o cuidado recebido na UPA do Jardim Novo Mundo.
“Procurei por atendimento para o meu filho por causa de uma febre muito alta, tosse e gripe. Assim que chegamos, fomos atendidos rapidamente por uma médica maravilhosa. O atendimento foi muito rápido, passei com ele pelo raio-X, e em seguida já tivemos retorno com a receita. Não tenho do que reclamar, tudo foi perfeito, do início ao fim”, conta.
Quem também aprovou a mudança foi Gustavo Severo, morador do Setor Cidade Jardim, que levou o filho de dois anos à UPA do Jardim América.
“Antes, sempre tínhamos que ir até o Cais de Campinas, onde a espera era longa até conseguir passar pelo médico. Desta vez foi diferente, pois chegamos, fomos atendidos rapidamente e, ainda por cima, por uma pediatra excelente”, relata.
O atendimento pediátrico 24h está disponível nos Ciams dos setores Urias Magalhães e Novo Horizonte, nos Cais de Campinas, Bairro Goiá, Vila Nova, Cândida de Morais, Parque das Amendoeiras e Finsocial, e nas UPAs dos setores Residencial Itaipu, Jardim Novo Mundo, Jardim América, Chácara do Governador e Jardim Curitiba (UPA Noroeste).
Fotos: SMS/Alex Malheiros / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia