A Prefeitura de Aparecida já planeja o suporte logístico que será oferecido à Go Cup 2026, considerado o maior campeonato de futebol infantil do mundo. Com expectativa de reunir 50 mil pessoas, sendo 5 mil crianças de 6 a 13 anos do Brasil e do exterior, o evento ocorrerá de 29 de março a 4 de abril no complexo esportivo Gramados, no Conjunto Bela Morada, com 360 equipes masculinas e femininas.
Os primeiros detalhes sobre intervenções no trânsito e outras ações foram discutidos nesta quarta (17) entre o prefeito Leandro Vilela e os organizadores da Go Cup. Eles se reuniram na Cidade Administrativa junto com os secretários Wesley Almeida (Esporte, Lazer e Juventude), Fábio Passaglia (Governo) e Hans Miller (chefe de Gabinete do Prefeito).
“Para nós, é uma honra receber a Go Cup em Aparecida. O evento, além de estimular a iniciação esportiva e a socialização entre as crianças, ajuda a dar visibilidade mundial à nossa cidade e a divulgá-la no cenário esportivo”, afirmou Vilela.
Roberto Faria, coordenador da Go Cup, adiantou que a edição de 2026, a 12ª na história do evento, já tem confirmada equipes de países como Índia, Japão e Estados Unidos (EUA). Segundo ele, a edição deste ano, que teve apoio da gestão Vilela, foi a melhor na trajetória da Go Cup. O executivo parabenizou a Prefeitura de Aparecida pelo cuidado com o paisagismo e a iluminação pública e pelo preparo dos agentes de trânsito que organizaram o tráfego nas redondezas do local do evento.
Roberto acrescentou: “A Go Cup, na verdade, é uma grande confraternização com pessoas do mundo inteiro, várias culturas, levando essa mensagem de tirar as crianças das drogas e das más influências”. Ele informou que o torneio, do qual participam crianças de projetos sociais de Aparecida, já ajudou a revelar craques brasileiros como Estêvão e Endrick. Os dois brilham hoje no futebol europeu.
O secretário Wesley Almeida pontuou que neste ano Aparecida foi representada na Go Cup por 75 atletas em 4 times masculinos e 1 feminino, na categoria sub-15. E a expectativa é que esse número aumente em 2026.
“O evento é uma oportunidade ímpar para as nossas crianças interagirem com outras crianças brasileiras e estrangeiras, dando a elas uma visão ampliada do esporte e do mundo.”