Na manhã deste domingo (06/07), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, marcou presença no encerramento da tradicional missa da Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade. Ao lado do governador Ronaldo Caiado, da primeira-dama Gracinha Caiado, vice-governador Daniel Vilela do presidente da Assembleia Legislativa Bruno Peixoto, do senador Wilder Morais e de outras autoridades, Mabel prestigiou um dos eventos religiosos mais significativos do Centro-Oeste brasileiro.
Pouco antes, destacou a importância do evento, tanto do ponto de vista religioso quanto econômico. Para ele, a festa atrai grande número de fiéis, beneficia a região metropolitana e movimenta a economia local. Ele também mencionou a parceria entre a Prefeitura de Goiânia e a de Trindade para a troca da iluminação da Rodovia dos Romeiros, por meio do Programa Brilha Goiânia.
“Além do sentido religioso, essa festa tem um sentido econômico muito forte e romeiro está sendo bem recebido”, afirmou Mabel.
Ele lembrou a modernização da iluminação na Rodovia dos Romeiros e nos monumentos ao longo do trajeto. “Este ano, apesar das dificuldades, nós ajudamos Trindade, trocando toda a iluminação para que os romeiros pudessem vir com tranquilidade. Antes, havia muitos trechos apagados, o que desanimava quem vinha a pé. Hoje tivemos um fluxo maior de pessoas exatamente pelas condições de segurança”, explicou.
A celebração foi aberta pelo arcebispo de Goiânia, Dom João Justino, e conduzida pelo cardeal Dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM). Considerada a maior festa religiosa do Centro-Oeste, são esperados cerca de 6 milhões de fiéis até este domingo, último dia da Romaria. Este ano, o tema foi “Pai Eterno, fazei-nos peregrinos de esperança”, em comemoração aos 185 anos de devoção.
Vox Patris
Este ano, a Romaria contou com a chegada do Vox Patris, o maior sino que badala do mundo. Ele, e mais dois sinos menores, foram fabricados na Polônia e ficaram em exposição no local das obras da nova basílica de Trindade durante a festa.
Mabel comentou que a chegada dos sinos trouxe mais atratividade à romaria.
“Esse sino vai ser importante para atrair pessoas. A região metropolitana agradece, não só Goiânia, mas também Aparecida, Abadia e outras cidades. Não tinha vaga em lugar nenhum, em hotel nenhum. Foi muito bom”, concluiu.
A Romaria de Trindade
É considerada a maior festa religiosa da Região Centro-Oeste e uma das maiores do país, atraindo milhões de peregrinos todos os anos. Durante dez dias, fiéis participam de missas, novenas, caminhadas e momentos de reflexão e oração. Muitos romeiros percorrem a pé os 18 km que ligam Goiânia a Trindade, numa demonstração de fé e devoção.
O evento movimenta não apenas o turismo religioso, mas também a economia da região, fortalecendo o comércio local e promovendo a cultura popular goiana com apresentações, barracas típicas e manifestações tradicionais.
Ao final da missa, o prefeito Sandro Mabel reforçou o compromisso de sua gestão com os valores cristãos e com o fortalecimento das tradições culturais e religiosas do povo goiano.
Fotos: Alex Malheiros