Representantes do Mapa e de cafeicultores italianos discutem parceria na produção sustentável do setor

A possibilidade de cooperação internacional e aquisição da produção cafeeira com base na agricultura regenerativa foram os temas relevantes do encontro

1. Representantes do Mapa e de cafeicultores italianos discutem parceria na produção sustentável do setor

O secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária, Pedro Neto, recebeu nessa terça-feira (6), o presidente da empresa italiana Illy Caffè, Andrea Illy, que comercializa produtos relacionados ao café em cerca de 140 países. O encontro teve como objetivos discutir parcerias futuras e a possibilidade de aquisição da produção cafeeira com base na agricultura regenerativa.

Foi discutida, também, a viabilidade de cooperação internacional voltada para projetos que visem melhorar a resiliência climática do café, a partir da irrigação e da sustentabilidade na produção do grão, com a perspectiva de levar o país à liderança mundial do setor.

O secretário ressaltou que, no Brasil, as pesquisas e estudos, o monitoramento climático e o emprego de práticas inovadoras de produção, têm ampliado significativamente a qualidade do café produzido. Na ocasião, sugeriu também a junção de esforços para que sejam apresentados na Agrozone, espaço reservado à agropecuária brasileira na COP 30, estudos sobre as vantagens ambientais e socioeconômicas da produção cafeeira regenerativa.

Andrea Illy destacou o compromisso histórico da empresa com a inovação e a sustentabilidade, demonstrando interesse na aquisição de cafés brasileiros produzidos a partir da agricultura regenerativa, que resultam em grãos de maior qualidade e benefícios para o meio ambiente.

Participaram do encontro a coordenadora-geral de Produção Vegetal da SDI/Mapa, Lara Line Pereira de Souza, do diretor de Aquisição da Illy, Alessandro Bucci e o parlamentar, Evair de Melo.

Informação à imprensa
imprensa@agro.gov.br