Mais de 3,5 milhões de estudantes fizeram a prova do primeiro dia no Enem 2025

Número de inscrições aumentou 11% em relação a 2024 e mais de 38% comparado a 2022. Gabarito será divulgado na quinta. Redação abordou o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”

1. Mais de 3,5 milhões de estudantes fizeram a prova do primeiro dia no Enem 2025

Com uma aplicação sem intercorrências em todo o país, o balanço preliminar do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizado neste domingo (9), aponta que dos mais de 4,8 milhões inscritos, 3,5 milhões (73%) compareceram à prova deste domingo. O exame registrou aumento de 11% no número de inscrições em relação à última edição e de mais de 38% em relação a 2022.

De forma inédita, o exame adotou a metodologia testlet, que agrupa itens variados em torno de um mesmo texto para avaliar o conhecimento do participante. O gabarito do primeiro dia será divulgado nesta quinta-feira, 13 de novembro. O Enem 2025 continua no próximo domingo, 16 de novembro, quando os participantes resolverão itens de ciências da natureza e matemática.

“O exame foi aplicado em todo o país, em 1.805 municípios, em 11.791 locais de prova, utilizando 164.906 salas. São mais de 300 mil pessoas envolvidas na aplicação do Enem”, informou o ministro Camilo Santana (Educação), que apresentou um balanço na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.

O ministro estava acompanhado do presidente do Inep, Manuel Palacios, que destacou as medidas de segurança durante a aplicação do exame. “Fizemos um esforço muito grande para aprimorar os mecanismos de segurança. O efeito tem sido muito positivo, garantindo maior controle”, afirmou Palacios. Segundo ele, uma das principais novidades foi o uso de detectores de metal em todas as salas de prova, procedimento que antes era restrito à entrada e saída de participantes para o banheiro.

ENVELHECIMENTO – No primeiro dia de provas, os participantes resolveram questões de linguagens e ciências humanas, além da redação, que teve como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Camilo Santana reforçou a atualidade da pauta, que exige olhar cuidadoso por toda a sociedade. “O país começa a inverter um pouco a curva de faixa etária, aumentando o número de pessoas mais velhas. Com os avanços da medicina e da saúde, as pessoas estão com expectativa de vida muito maior. Isso exige políticas públicas importantes”.

CHANCE DE VIDA – Confiante, Victor Bandeira, de 17 anos, chegou preparado para o primeiro dia de provas, com quatro canetas e uma garrafa de água à mão. O estudante, que sonha cursar ciências contábeis na Universidade de Brasília (UnB), disse estar tranquilo, apesar da expectativa para as provas de exatas da próxima semana. “Estudei bastante e acho que vou bem. Estou mais nervoso com as matérias de matemática, física e química, mas confiante”, contou. Com um conselho aos colegas, ele reforça a importância de aproveitar a oportunidade: “Rapaziada, vem fazer a prova, porque ficar em casa é perder uma chance da sua vida. Mesmo que não passe, tenta de novo — o importante é persistir”.

DIPLOMA – Nesta edição, o Enem voltou a ser usado como instrumento para a conclusão do ensino médio. Neste ano, mais de 98 mil estudantes maiores de 18 anos solicitaram a certificação pelo exame. É necessário atingir, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.

REAPLICAÇÃO – Os participantes de cidades afetadas por desastres naturais terão reaplicação do exame garantida. As provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro. O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, será de 17 de novembro até as 12h do dia 21 de novembro (horário de Brasília). O recurso atende às pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital.  O inscrito só faz a prova do dia em que sua participação foi inviabilizada.

PARÁ – Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o Enem 2025 será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. As datas foram mudadas em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorre em Belém no período da aplicação regular do exame.

ENEM – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao fim da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas, se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

FIES – Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

PORTUGAL – Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.