Brasil é finalista em três categorias do World Travel Awards 2025

País concorre aos prêmios de Melhor Destino de Cruzeiros do Mundo, Melhor Destino de Patrimônio Histórico do Mundo e Melhor Destino de Natureza do Mundo

1. Brasil é finalista em três categorias do World Travel Awards 2025

O Brasil reafirma sua posição como um dos destinos turísticos mais completos e desejados do mundo ao ser indicado a três das principais categorias do World Travel Awards 2025, considerado o “Oscar do Turismo”. O país concorre aos prêmios de Melhor Destino de Cruzeiros do Mundo, Melhor Destino de Patrimônio Histórico do Mundo e Melhor Destino de Natureza do Mundo, disputando o reconhecimento máximo do setor com grandes potências globais.

As indicações nas categorias World’s Leading representam o mais alto patamar da premiação e refletem a excelência e a diversidade dos atrativos brasileiros. A variedade natural, a riqueza cultural e histórica e o fortalecimento da infraestrutura para o turismo marítimo foram determinantes para a tripla nomeação.

“A indicação do Brasil em três categorias do World Travel Awards 2025 comprova o momento extraordinário que o turismo internacional está vivendo no nosso país”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Segundo Freixo, “ser finalista como Melhor Destino de Cruzeiros, Melhor Destino de Patrimônio Histórico e Melhor Destino de Natureza reafirma a diversidade de destinos do Brasil, com uma biodiversidade incomparável, riqueza cultural e a hospitalidade do nosso povo”.

O presidente da Embratur destacou ainda a importância da participação popular na votação. Profissionais do setor, imprensa especializada e consumidores podem votar até 26 de outubro de 2025 no site oficial do World Travel Awards. “Chamamos o público para votar em peso para que possamos seguir nos consolidando como um líder global no turismo”, completou. Para votar, clique aqui.

PREMIAÇÃO REGIONAL — O Brasil conquistou seis troféus no 32° World Travel Awards (WTA) América do Sul. O Rio de Janeiro foi o grande destaque, vencendo nas categorias Melhor Destino de Praia da América do Sul, Melhor Destino para City Break e Melhor Destino de Eventos e Festivais.

A hotelaria brasileira também foi reconhecida por sua excelência: o Tivoli Ecoresort, na Bahia, recebeu o título de Melhor Resort de Praia; o Clara Arte Resort, em Minas Gerais, foi eleito Melhor Resort de Família; e a Penthouse do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, ganhou como Melhor Quarto de Hotel da América do Sul.

TURISMO — O desempenho do turismo brasileiro também é refletido nos números. Em 2025, o país superou pela primeira vez a marca de 7 milhões de turistas estrangeiros em um mesmo ano. Somente em setembro, foram 570.934 visitantes internacionais, o maior número da série histórica para o mês. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, o Brasil recebeu 7.099.237 turistas estrangeiros, volume 45% superior ao registrado no mesmo período de 2024.

Com o resultado, o país ultrapassou a meta anual do Plano Nacional de Turismo 2024–2027, que previa a chegada de 6,9 milhões de turistas internacionais em 2025. O objetivo foi superado ainda em setembro, com crescimento de 2,9% acima da meta e um novo recorde histórico para o setor.

WORLD TRAVEL AWARDS — Criado em 1993, em Londres, o World Travel Awards é uma das mais prestigiadas premiações do turismo global. A cada ano, reconhece a excelência em todos os setores da indústria de viagens, turismo e hospitalidade. O prêmio realiza um circuito mundial com etapas regionais que culminam na Grande Final, quando os vencedores de cada continente concorrem ao título de melhor do mundo.