A Prefeitura de Goiânia realizou, nesta terça-feira (30/9), reunião com os vendedores de água de coco que atuam no Parque Vaca Brava para discutir medidas de adequação à legislação municipal e buscar soluções que garantam a continuidade da atividade sem prejuízo aos trabalhadores nem à população. O encontro, conduzido pelo secretário municipal de Eficiência, Fernando Peternella, contou com a participação de outras secretarias e apresentou alternativas como a utilização de estruturas móveis que não obstruam as calçadas.
“Seguindo a determinação do prefeito Sandro Mabel, de que nenhum vendedor seja prejudicado, vamos conceder um prazo maior para que eles se adequem às regras e possam continuar trabalhando. Ninguém vai perder, nem a população, que continuará consumindo a água de coco, nem os vendedores, que terão segurança para manter suas atividades. Hoje todos foram ouvidos, apresentaram suas preocupações, tiraram dúvidas e conseguimos alinhar soluções em conjunto com os secretários envolvidos. Avançamos bastante”, afirmou Peternella.
Representando os trabalhadores, Odair de Souza, que atua no local há 23 anos, agradeceu a atenção do prefeito. “A prefeitura está nos ajudando nessa adequação. Teremos prazo para ajustar nosso trabalho, e só temos a agradecer pela disposição em resolver”, destacou.
Como encaminhamento, será elaborado um termo de compromisso com a categoria, definindo prazos e ajustes necessários. Além da exigência de estruturas móveis, o documento também tratará da organização do número de cadeiras, da responsabilidade pela limpeza do espaço e do respeito à circulação de pedestres.
“Vamos respeitar todos os trabalhadores que estão lá, conforme determinou o prefeito Sandro Mabel, garantindo ordem e regularidade”, ressaltou o secretário extraordinário de Assuntos Comunitários, Paulo Magalhães.
Fotos: Secom / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia