Com 8,7 milhões de passageiros em agosto, aviação doméstica marca 12 meses consecutivos de crescimento

Setor aéreo tem o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica; São Paulo lidera as principais rotas nacionais, com destaque para o eixo Rio-São Paulo

1. Com 8,7 milhões de passageiros em agosto, aviação doméstica marca 12 meses consecutivos de crescimento

Cenário positivo do turismo brasileiro proporciona que companhias aéreas apostem na ampliação do número de voos para a alta temporada de verão no país. Foto: Vitor Vasconcelos/Secom-PR

A movimentação de passageiros em voos nacionais atingiu a marca de 8,7 milhões de viajantes em agosto de 2025, representando o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica. Também é celebrado o marco de 12 meses de crescimento contínuo no setor doméstico.

O fluxo nos voos internos aumentou 8,5% na comparação com agosto de 2024. Os números fazem parte da nova atualização do relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, que traz os dados do ramo desde janeiro de 2000.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os números reforçam o bom momento do setor. “Esse crescimento consecutivo demonstra a confiança dos brasileiros em viajar dentro do país, a força da nossa aviação e o impacto positivo que o turismo exerce na geração de emprego e renda em todas as regiões”, afirmou Sabino.

RIO-SÃO PAULO — O levantamento também aponta que São Paulo se consolida como o principal hub aéreo do país, concentrando as principais rotas nacionais. Entre janeiro e agosto de 2025, o trajeto São Paulo-Rio de Janeiro registrou 4,7 milhões de passageiros, seguido das rotas São Paulo-Paraná (4,4 milhões) e São Paulo-Santa Catarina (3,8 milhões).

APOSTA NO VERÃO – O cenário positivo do turismo brasileiro proporciona que companhias aéreas apostem na ampliação do número de voos para a alta temporada de verão no país. Pelo menos 111 mil viagens vão ser ofertadas pelas principais empresas do setor que operam rotas nacionais, favorecendo a movimentação de viajantes no país.

INCENTIVO — O bom momento reforça a importância de políticas públicas que incentivem viagens de brasileiros no país. O programa “Conheça o Brasil: Voando”, coordenado pelo Ministério do Turismo e executado em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), é uma das iniciativas. A proposta busca aumentar a conectividade aérea entre os destinos nacionais, especialmente os regionais e elevar a quantidade de visitantes circulando pelo país, além de estimular a geração de negócios no setor.