Mobilização beneficia crianças de até 5 anos de idade com foco no diagnóstico precoce de problemas de visão na infância, como o retinoblastoma. Serão atendidas crianças com consultas já agendadas e também as que forem no Hospital no dia do evento, sem agendamento prévio.
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e em parceria com o Hospital de Olhos Aparecida, participa, no próximo sábado, 13, de uma ação nacional de avaliação oftalmológica voltada exclusivamente para crianças de 0 a 5 anos. Os atendimentos serão realizados das 8h às 15h, no Hospital de Olhos Aparecida, na Avenida Dom Abel Ribeiro, no Centro. O lançamento nacional das atividades será nas unidades participantes, e, em Aparecida, será no Hospital de Olhos nesta sexta, 12 de setembro, às 14h.
No evento, 200 crianças da fila de espera da SMS para esse tipo de consulta especializada e também por demanda espontânea (Sem agendamento prévio) serão atendidas. Os agendamentos já foram marcados pela Central de Regulação e as famílias já foram avisadas para levar os pequenos.
A iniciativa faz parte da campanha nacional “De Olho nos Olhinhos”, que nasceu há três anos em São Paulo, em um pequeno evento no Parque do Ibirapuera, e que hoje impacta mais de 150 milhões de brasileiros. Idealizada por Daiana, Tiago e Lua Leifert após o diagnóstico da pequena Lua com retinoblastoma, um câncer ocular que atinge crianças de 0 a 5 anos, a campanha visa conscientizar famílias e profissionais da saúde sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças oculares infantis.
“A detecção precoce é sempre essencial para o sucesso do tratamento. Muitos casos que poderiam ser resolvidos com intervenções simples acabam sendo diagnosticados tardiamente, comprometendo a visão e a qualidade de vida da criança. Por isso, ações como essa são muito importantes”, destaca o superintendente de Regulação da Saúde de Aparecida, Thiago Rezende Monteiro.
A campanha “De Olho nos Olhinhos” tem duas frentes principais: a conscientização da população, com eventos, materiais informativos em praças, shoppings, mídias digitais, embalagens de fraldas e transporte público, e dias especiais de atendimento oftalmológico em hospitais de todo o Brasil. Neste ano, serão realizados 88 eventos em todos os estados, mobilizando mais de mil médicos, alunos de medicina e voluntários.
Conheça o retinoblastoma
O retinoblastoma é o câncer ocular mais comum em crianças pequenas e pode apresentar sinais como reflexo branco na pupila, estrabismo e movimentos oculares anormais. Quando diagnosticado cedo, as chances de cura são de até 90%, segundo especialistas da área. A campanha destaca a importância do Teste do Reflexo Vermelho (Teste do Olhinho) e consultas oftalmológicas regulares na primeira infância para identificar precocemente sinais da doença.
- Serviço
- Assunto: Saúde de Aparecida realiza avaliação oftalmológica para 200 crianças de 0 a 5 anos
- Quando: 13 de setembro (sábado), das 8h às 15h
- Onde: Hospital de Olhos Aparecida (Avenida Dom Abel Ribeiro, Centro)